Urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura) — Foto: Светлана por Pixabay
GERADO EM: 13/01/2025 - 09:25
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
O urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura) é uma verdadeira máquina de sobrevivência da natureza. Esse pássaro tem hábitos que impressionam,como vomitar ácido gástrico a até 3 metros de distância para afastar predadores e usar as próprias fezes como um método curioso de higiene e resfriamento corporal.
'Tesouros da Mesopotâmia': arqueólogos reconstituem artefatos destruídos por jihadistas no IraqueTumbas de 4.000 anos e obras de arte: Egito revela novas descobertas arqueológicas em Luxor; veja fotos
Com uma distribuição que vai do sul do Canadá até o extremo sul da América do Sul,o urubu-de-cabeça-vermelha habita florestas subtropicais,desertos e arbustos. Ele é um importante limpador do ecossistema,alimentando-se exclusivamente de carcaças de animais mortos.
Embora tenha uma envergadura imponente de até 1,7 metro,o urubu-de-cabeça-vermelha enfrenta ameaças de aves maiores,como águias e corujas. Quando se sente ameaçado,ele regurgita uma substância ácida misturada com pedaços de carne parcialmente digerida. Esse vômito tem um pH comparável ao de ácido de bateria,capaz de causar queimaduras na pele e nos olhos dos agressores.
Além de ser uma arma de defesa,o vômito tem outra função estratégica: ao eliminar o peso extra no estômago,o urubu consegue alçar voo rapidamente,aumentando suas chances de escapar.
Outra habilidade inusitada desses pássaros é o uso das fezes como "antisséptico". Após se alimentar de carcaças em decomposição,eles urinam e defecam sobre as próprias pernas,tanto para se refrescar em climas quentes quanto para eliminar bactérias nocivas,graças às propriedades antissépticas de seus sucos digestivos.
Urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura) — Foto: Reprodução
Seu olfato também é digno de destaque. Diferente de muitas aves,o urubu-de-cabeça-vermelha tem um faro apurado,conseguindo detectar os gases emitidos pela decomposição de animais mortos mesmo enquanto voa em baixa altitude. Isso o torna um dos poucos pássaros com essa habilidade,essencial para encontrar comida em grandes territórios.
Mais do que uma criatura excêntrica,o urubu-de-cabeça-vermelha desempenha um papel vital no meio ambiente. Ao consumir carcaças antes que elas se decomponham,evita a liberação de gases do efeito estufa,como metano e dióxido de carbono. Um estudo publicado na Ecosystem Services em 2022 estimou que essas aves impedem a emissão de milhões de toneladas de carbono todos os anos.
Urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura) — Foto: Reprodução
Além disso,esses urubus têm hábitos reprodutivos únicos. Eles colocam seus ovos diretamente no chão,escondidos em vegetação,cavernas ou troncos ocos. Apesar de serem sociáveis,vivendo em grandes grupos,não possuem um órgão vocal chamado siringe. Por isso,em vez de cantarem,comunicam-se por grunhidos e assobios baixos.
Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.
© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa Contate-nos SiteMap