Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Morre o general Gleuber Vieira, ex-ministro e ex-comandante do Exército, aos 91 anos

2025-01-20 HaiPress

General Gleuber Vieira (à frente),enquanto comandante do Exército,em 1999 — Foto: Givaldo Barbosa

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 19/01/2025 - 17:55

General Gleuber Vieira: legado na história militar brasileira

O general Gleuber Vieira,ex-ministro e ex-comandante do Exército,faleceu aos 91 anos. Sua carreira foi marcada por mudanças visionárias,como a inclusão de mulheres em instituições militares. Ele intensificou a participação do Brasil em missões de paz da ONU e deixou um legado na história militar brasileira.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O general do Exército Gleuber Vieira faleceu neste domingo (19),aos 91 anos. A informação foi confirmada pela comunicação do Exército Brasileiro.

'Estão com uma moral tremenda aqui nos EUA': Eduardo Bolsonaro registra encontro com Milei e a irmãEntrevista: 'Indefinição sobre Bolsonaro posterga trabalho que podia já estar sendo feito',diz Zema

Nascido no Rio de Janeiro,em 8 de dezembro de 1933,foi declarado aspirante a oficial de artilharia em 1954 na Academia Militar das Agulhas Negras. Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso,Vieira foi ministro do Exército entre janeiro e junho de 1999. A função deixou de existir com a criação do Ministério da Justiça,justamente em junho de 1999. Desta data até janeiro de 2003,com a posse de Lula,ele atuou como o primeiro comandante do Exército Brasileiro.

"Sua carreira militar foi marcada por notáveis realizações,fruto de suas iniciativas visionárias. Durante seu Comando,o Brasil intensificou a participação de missões de paz da ONU,como as operações em Moçambique e em Angola. Também foi o responsável por significativas mudanças institucionais,como a inclusão de mulheres nos colégios militares,no Instituto Militar de Engenharia e na Escola de Saúde do Exército,ampliando a diversidade e modernizando a Força",destaca nota de pesar do Comando Militar do Leste.

Ao longo de sua trajetória,o general publicou diversos trabalhos,com destaque para o livro "História oral do Exército na Segunda Guerra Mundial" (2001). Também foi um dos idealizadores da Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB).

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap