Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Quarta-feira será de calor, chuva e instabilidade em grande parte do país; veja previsão

2025-01-22 IDOPRESS

Inmet alerta para chuvas intensas e altas temperaturas — Foto: Reprodução

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 21/01/2025 - 15:48

"Alerta: Chuvas intensas e influência da ZCIT no Brasil"

Massa de ar quente persiste no Sudeste,enquanto Norte e Nordeste sofrem com Zona de Convergência Intertropical,trazendo instabilidade. Inmet emite alertas para chuvas intensas em diversas regiões. Meteorologista destaca mudanças climáticas e influência da ZCIT.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou dois avisos que impactarão o tempo no território nacional. De acordo com a previsão do órgão,um aviso de "Perigo" e outro de "Perigo Potencial" alertam para chuvas intensas em parte de todas as regiões.

Governador veta projeto que 'converte' terras da Amazônia em Cerrado e flexibiliza desmatamento no Mato GrossoNomeação de André Corrêa do Lago como presidente da COP30 é bem recebida por entidades ambientais

Ainda segundo o Inmet,um alerta de média intensidade cobre Amazonas,Mato Grosso,Pará e Rondônia. Nessas regiões,é possível que haja chuva entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos de até 100 km/h. Além disso,há risco de corte de energia elétrica,queda de galhos de árvores,alagamentos e de descargas elétricas.

Enquanto isso,o alerta de "Perigo Potencial" está espalhado por regiões de todo o mapa. Ele avisa para chuva entre 20 e 30 mm/h e ventos entre 40 e 60 km/h. A meteorologista Andrea Ramos explicou ao GLOBO que deve haver uma "mudança de tempo" nos próximos dias.

— Hoje e amanhã ainda vão existir chuvas mais do centro para o norte,mas com volumes não tão expressivos como da semana passada — disse Andrea,que também ressaltou que uma massa de ar quente atuará por mais tempo no Sudeste.

Ela ainda salienta que isso ocorre devido uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). O fenômeno é um sistema meteorológico que influencia o clima e o tempo em regiões tropicais que consiste em uma banda de nuvens que se forma na faixa equatorial,onde os ventos alísios dos Hemisférios Norte e Sul se encontram.

— A ZCIT está proporcionando as chuvas nessa faixa da região Nordeste e também na região Norte. Ela joga umidade através dos ventos e transporta. Com isso,é interessante que além de aumentar em função da termodinâmica,a umidade favorece essas estabilidades — disse a especialista.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap