Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Câmara vai instalar comissão especial que deve discutir voto distrital misto

2025-02-06 HaiPress

Sessão na Câmara dos Deputados durante reforma tributária,em julho de 2023 — Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 05/02/2025 - 18:45

Debates sobre Voto Distrital Misto e Novo Código Eleitoral no Congresso

A Câmara dos Deputados planeja debater o voto distrital misto em comissão especial,incluindo propostas de mudanças no código eleitoral. O sistema misto combina voto distrital e proporcional. O Senado também discute um novo código,com detalhes como flexibilização de regras eleitorais e candidaturas coletivas. A intenção é unificar as modificações em um código único. Em 2021,a proposta do distritão foi rejeitada.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

A Câmara dos Deputados pretende instalar uma comissão especial para discutir propostas de mudanças no código eleitoral brasileiro. Um dos temas que estarão nas mesas de debate é a possibilidade do país ter o voto distrital misto para eleições de deputados,que combina regras do voto distrital,com o voto em listas fechadas. A proposta é do ex-senador José Serra (PSDB-SP) e tramita na Câmara desde 2017.

No sistema de votação atual,o proporcional,os eleitores votam em candidatos ou partidos,e as cadeiras são distribuídas de acordo com a proporção de votos que cada partido recebeu. A legenda que recebeu mais votos,tem mais cadeiras. No voto distrital,o estado é dividido em distritos,e cada distrito elege apenas um representante,o mais votado.

No sistema distrital misto,o número de vagas de cada estado é divido ao meio,metade seria preenchida pelo sistema distrital,e a outra metade pelo sistema proporcional. Se um estado tem 10 cadeiras de deputado federal,cinco serão escolhidos na modalidade do voto distrital e cinco no voto proporcional. Os distritos seriam demarcados pela Justiça Eleitoral de acordo com o número de habitantes.

— Ficou decida a criação de uma comissão especial,com amplo debate sobre a proposta. Ela deve ser criada pelo presidente (da Câmara) nos próximos dias — disse o líder do PSD,Antonio Brito (BA).

O Senado,porém,também discute uma proposta de novo código eleitoral,relatada por Marcelo Castro (MDB-PI),que já havia sido aprovada pela Câmara em 2021. O texto reúne mais detalhes das regras eleitorais,como atenuar punições a partidos e políticos que cometem irregularidades e abrir brecha para que as legendas burlem a cota mínima de 30% de candidaturas femininas nas disputas legislativas. A proposta ainda flexibiliza as obrigações sobre prestações de contas,libera doações eleitorais via PIX e regulamenta as chamadas candidaturas coletivas.

A ideia é que a comissão especial também faça um panorama de tudo proposta sobre mudanças eleitorais,na tentativa de unificar todas as modificações em um só código.

Em 2021,a Câmara rejeitou um proposta que previa a formação do distritão,seriam eleitos os candidatos a deputado mais votados em cada estado,sem levar em conta o peso de cada legenda.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap