Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Ao comentar vídeo de Paes, Castro ameaça tirar policiais do programa BRT Seguro

2025-02-06 HaiPress

Cláudio Castro e Flávio Bolsonaro rebatem vídeo de Eduardo Paes — Foto: Reprodução

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 05/02/2025 - 18:56

Governador ameaça retirar policiais do BRT Seguro em meio a embate político no Rio de Janeiro

Governador Cláudio Castro ameaça retirar policiais do programa BRT Seguro,criticando a prefeitura de Eduardo Paes. Em podcast com Flávio Bolsonaro,defendeu Guarda Municipal e atacou a ADPF das Favelas. Embate político intenso sobre segurança no Rio de Janeiro.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O governador do Rio,Cláudio Castro (PL),ameaçou tirar policiais militares do programa BRT Seguro,da prefeitura da capital. A possibilidade foi ventilada em entrevista na primeira edição de um podcast do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ),quando os dois comentavam um vídeo do prefeito do Rio,Eduardo Paes (PSD),sobre a segurança pública do estado.

— Outro dia ele comentou do BRT Seguro. Sabe quem é que faz o BRT Seguro? A Polícia Militar. Inclusive,vou começar a rever esses programas que o município financia. Porque o município vai,contrata o policial na hora de folga,arrebenta nossa tropa,e não investe na Guarda Municipal. Quer contratar o policial na folga para ajudar? Beleza,mas não troca a Guarda Municipal,que é uma força super valorosa e que tem que ser valorizada — disse Castro. — Prefeitura que não investir na Guarda não terá policial militar à sua disposição.

No vídeo publicado ontem,Paes analisa a ADPF das Favelas,que está em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). A prefeitura entrou como parte interessada no processo. Paes defende o fim da medida que exige uma série de justificativas para operações policiais,mas critica o fato de o governo estadual usar as restrições como justificativa para a crise na segurança do Rio.

Ao rebater o prefeito,Flávio disse que o Rio “infelizmente virou,sim,um resort do crime”. O estado é comandado pela direita desde o início de 2019,com Wilson Witzel e Castro,mas o senador culpa apenas a ADPF pelo cenário atual. O governador também é crítico ferrenho da ação.

Ainda na linha de reforçar o embate com Paes,Castro traçou uma comparação entre as duas gestões,municipal e estadual,no campo da segurança.

— Eu já chamei mais de 5 mil policiais,comprei mais de 3 mil viaturas. Quantos guardas municipais novos tem de 2021 para cá? Quantas viaturas e tasers a Guarda Municipal tem? — questionou.

No início deste mandato,o prefeito tem anunciado projetos voltados para a segurança,como a criação de uma força municipal armada. Tanto ele como o grupo do governador sabem que o tema será decisivo na eleição estadual do ano que vem,quando Paes tende a disputar o Palácio Guanabara

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap