Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Medidas que beneficiariam brasileiros em Portugal custam a sair do papel

2025-02-12 HaiPress

Movimento de pedestres sob o Arco da Rua Augusta,em Lisboa — Foto: Patrícia de Melo Moreira/AFP

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 11/02/2025 - 16:16

Benefícios para brasileiros em Portugal atrasados

Portugal promete benefícios para brasileiros,mas a implementação das medidas está atrasada,gerando perplexidade. A coluna diária Portugal Giro oferece mais detalhes sobre as notícias do país.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

A lei que facilita o pedido de autorização de residência em Portugal após desembarque como turista foi promulgada ontem. Ainda faltam etapas sem prazo definido para que entre em vigor. É um exemplo das medidas que beneficiam brasileiros,mas demoram a sair do papel.

CPLP: Brasileiros terão autorização de residência em Portugal se entrarem como turistasAIMA: Força-tarefa na imigração de Portugal passou da metade e ainda tem problemas

A principal alteração na lei aprovada no Parlamento e assinada ontem pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa será a abertura do canal CPLP,onde será realizado o pedido para quem já estiver em território português.

O governo anunciou a medida ao Portugal Giro em junho e o trâmite de aprovação e assinatura demorou oito meses. Agora,a lei precisa ser publicada no Diário da República e regulamentada.

Por enquanto,o canal CPLP continuará no papel até o governo decidir quais serão as regras,documentos exigidos e todos os demais procedimentos burocráticos. Na melhor das hipóteses,passaria a funcionar em data indefinida no segundo semestre. Mas o governo não tem pressa.

Um ano à espera

O canal CPLP segue os mesmos passos da alteração na regra da contagem do tempo de cinco anos morando no país para fazer o pedido de cidadania por tempo de residência.

A medida da cidadania foi aprovada pelo Parlamento e promulgada pelo presidente há um ano. A alteração passaria a valer automaticamente em 1º de abril,mas o governo travou a regulamentação,ignorando o prazo de 60 dias para concluir o processo.

Mais Sobre Portugal

Lei que facilita residência em Portugal após desembarque como turista é promulgada

Empresas discriminam português escrito e falado no Brasil nas vagas em Portugal

Outra decisão anunciada pelo governo que tornaria mais rápida a análise dos pedidos de vistos nos consulados brasileiros segue parada. A contratação de 50 funcionários ainda não saiu do papel e os atrasos continuam,assim como os protestos em cidades do Brasil.

Outra medida para agilizar a regularização de trabalhadores,a chamada via verde para as empresas contratarem imigrantes com menos burocracia também estacionou no Executivo.

O governo havia cedido ao apelo dos empresários da construção sem mão de obra para cumprir os prazos das obras. São necessários pelo menos 80 mil trabalhadores,mas a via continua fechada.

Leia mais no Portugal Giro: Coluna diária desde 2021 com notícias do país para brasileiros

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap