Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Em clássico marcado por brigas, Flamengo vence o Botafogo em jogo que deixa pontos positivos para os dois lados; leia análise

2025-02-13 IDOPRESS

Léo Ortiz foi o autor do gol do Flamengo na vitória do clássico — Foto: Gilvan de Souza & Paula Reis / Flamengo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 13/02/2025 - 02:01

"Flamengo vence Botafogo em clássico tumultuado"

Em clássico tumultuado,Flamengo vence Botafogo por 1 a 0 com gol de Léo Ortiz. Briga generalizada resulta em expulsões e polêmicas. Partida equilibrada mostra evolução do alvinegro. Estratégias defensivas e ofensivas em destaque,evidenciando solidez do Flamengo e progresso do Botafogo.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Dez dias após levar a melhor contra o rival e conquistar o título da Supercopa do Brasil,o Flamengo voltou a vencer o Botafogo. Dessa vez,por 1 a 0,no Maracanã,com gol de Léo Ortiz,num jogo que terminou em muita confusão e briga,com troca de socos e empurrões no campo e no túnel que leva aos vestiários. O resultado colocou o rubro-negro na liderança do Campeonato Carioca,com 17 pontos. O Botafogo segue em sexto,com 12.

O clássico ficou marcado por cenas lamentáveis ao fim da partida. Alexander Barboza partiu para cima de Bruno Henrique,dando início a uma confusão. O zagueiro do Botafogo e Cleiton,do Flamengo,trocaram socos,e o alvinegro deixou o campo sangrando. Em meio ao tumulto,o árbitro Bruno Mota Correia mostrou cartões vermelhos para Barboza,Cleiton e Gerson,expulsões que só devem ser confirmadas com a súmula,que pode trazer mais punições.

A confusão não acabou no gramado. Os jogadores do Botafogo ficaram esperando pelos rubro-negros no túnel de acesso aos vestiários,recomeçando os empurrões.

— Todo jogo é o mesmo cara que desde o início começa. Pega fora da bola,arruma confusão dentro do próprio jogo,dá empurrão,dá soco depois da bola sair,e nunca é punido assim,ou é punido sempre depois dos 30,40 minutos. Acho que para bom entendedor basta isso que eu falei já — disse Léo Ortiz.

O Botafogo reclamou ainda de uma cotovelada de De La Cruz em Matheus Martins,no primeiro tempo. O uruguaio foi punido com o cartão amarelo,enquanto os jogadores do alvinegro pediram o vermelho.

Legado para as equipes

Com a bola rolando,apesar do vencedor do clássico ter sido,com merecimento,novamente o Flamengo,a tônica da partida de ontem foi um pouco diferente da disputada em Belém,com maior equilíbrio. Com um time mais encorpado,principalmente no aspecto defensivo,o Botafogo adotou a postura de dar a bola para o Flamengo construir e,quando conseguia a roubada,tentar a ligação direta com Igor Jesus. Apesar da estratégia ter feito com que o time de Filipe Luís não conseguisse criar tantas chances de perigo como na final em Belém,fato é que ela também não se mostrou tão eficaz do ponto de vista ofensivo. Sozinho contra Léo Ortiz e Danilo,que formaram a dupla de zaga rubro-negra,o centroavante até deu trabalho e quase marcou na segunda etapa,em cabeçada após cruzamento de Cuiabano salva por Varela em cima da linha.

O Flamengo,por sua vez,voltou a demonstrar o mesmo problema que teve no clássico do último sábado,contra o Fluminense. Apesar controlar o jogo na maior parte dos 90 minutos,o rubro-negro não conseguiu furar a última linha de defesa do alvinegro. Ainda assim,a estratégia adotada pela equipe se mostrou promissora pela versatilidade: ora tentava envolver o Botafogo com triangulações no meio-campo,ora tentava vencer o bloqueio adversário com passes e lançamentos em profundidade.

Luiz Araújo recebeu em movimento da direita para o meio logo no primeiro minuto e achou Juninho nas costas da defesa do Botafogo. O atacante finalizou rasteiro,mas parou em John. Esse foi praticamente o único lance do camisa 23 na partida,já que foi substituído aos 10 minutos com dores na coxa direita.

A melhor chance do Flamengo na partida foi na linda jogada ensaiada em que Léo Ortiz marcou o gol do jogo. Após cobrança de falta na intermediária,Danilo fez movimentação inteligente e cabeceou para o zagueiro completa e dar a vitória ao rubro-negro.

O clássico mostrou mais uma vez a solidez tática do time de Filipe Luís. Já o Botafogo mostrou evolução em relação à dura derrota na final da Supercopa. Ainda que não tenha um treinador efetivo — Cláudio Caçapa foi anunciado como auxiliar permanente e novo interino,enquanto Carlos Leiria retornou para o time sub-20 — e um plano de jogo bem estabelecido,os principais nomes do time,como Alex Telles,Gregore,Marlon Freitas e Igor Jesus fizeram boa partida.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

SOUEAST returns to Dubai Fashion Week as official automotive partner, redefining aesthetics of mobility

CGTN: How China delivers resilient, robust and high-quality economic growth

CYCJET: Fabricante de equipamentos de marcação e codificação profundamente enraizado no mercado latino-americano.

CGTN: How China, ROK deepen strategic cooperation as leaders meet in Beijing

SOUEAST Shines at the Riyadh Motor Show, Strengthens Saudi Arabia Foothold with Full-Service Offerings

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap