Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Verão: confira 5 motivos para proteger a pele durante a estação mais quente do ano

2025-02-14 HaiPress

Veja dicas para cuidar bem da pele no verão — Foto: Pixabay

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 13/02/2025 - 14:14

"Dicas de proteção solar no verão"

No verão,proteger a pele é essencial devido à exposição solar intensa. Perigos incluem herpes,manchas senis,queimaduras solares,micoses e câncer de pele. Dicas incluem uso de protetor labial,solar,roupas adequadas e consultas dermatológicas regulares. Cuidados simples garantem saúde e beleza.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O verão é sinônimo de calor,praia e muita diversão ao ar livre,mas também é o período de maior exposição aos efeitos nocivos do sol e outros fatores que podem prejudicar a saúde da pele. Segundo o dermatologista Dr. Cristiano Kakihara,membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia,o uso correto de protetor solar é indispensável para evitar problemas que vão desde incômodos simples até condições graves,como o câncer de pele.

Moda verão de Ludmilla: cantora lista 5 itens essenciais para curtir o calor com estilo,praticidade e proteçãoEm meio a forte calor, veja 7 dicas para curtir o show de Shakira sem prejudicar a saúde

"Sem a proteção adequada,os raios ultravioletas podem causar danos cumulativos e até irreversíveis à pele",alerta Kakihara. Além disso,o aumento da umidade e do suor na estação cria um ambiente propício para fungos e bactérias.

Confira os 5 problemas mais comuns do verão,suas causas e como se proteger:

1. Herpes labial

A exposição solar intensa,aliada ao estresse e fadiga,pode reativar o vírus herpes simplex,que permanece latente no organismo. A condição causa lesões dolorosas na boca e nos lábios. Para prevenir,use protetor labial com fator de proteção solar. Em casos de reativação,o tratamento é feito com medicamentos antivirais tópicos ou orais.

2. Melanose solar

Conhecida como "mancha senil",a melanose solar surge após anos de exposição acumulada ao sol,especialmente em pessoas mais velhas. A melhor forma de evitar é usar protetor solar diariamente. Para tratar,técnicas como luz pulsada,LASERs e peelings químicos podem oferecer excelentes resultados.

3. Queimaduras solares

Elas acontecem pela superexposição aos raios UV,que ultrapassam a proteção natural da melanina da pele. Queimaduras não só causam dor e descamação,mas também aumentam o risco de câncer de pele a longo prazo. A proteção inclui filtro solar com fator mínimo 30,roupas adequadas,chapéus e evitar o sol entre 10h e 16h.

4. Micoses

O calor e a umidade favorecem o crescimento de fungos,como o da pitiríase versicolor,conhecida como "pano branco". A micose causa manchas na pele,mais evidentes após o bronzeado. Para prevenir,mantenha a pele sempre seca e evite roupas molhadas por muito tempo. O tratamento envolve antifúngicos orais e tópicos.

5. Câncer de pele

O câncer de pele é o mais frequente no mundo e pode se manifestar como alterações em pintas,manchas ou feridas que não cicatrizam. A prevenção é a melhor arma: use filtro solar,evite exposição excessiva ao sol e consulte um dermatologista regularmente para avaliações.

Dica final:

Para curtir o verão com segurança,invista em bons hábitos: aplique protetor solar diariamente,beba bastante água,use roupas leves e busque sombra nos horários de maior radiação. Cuide da sua pele hoje para garantir saúde e beleza no futuro!

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

Doutores por experiência de vida

A República? Ora, a república

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap