Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Portugal anuncia abertura de mais cinco consulados no Brasil

2025-02-18 HaiPress

Brasileiros protestam em frente ao consulado português em São Paulo — Foto: Divulgação para Portugal Giro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 18/02/2025 - 05:37

Portugal abre novos consulados no Brasil; atrasos e protestos persistem

Portugal anuncia abertura de cinco consulados no Brasil devido a problemas em postos existentes. Atrasos em vistos causam manifestações. Funcionários sofrem com salários defasados. Paralisação prevista. Presidente promete contratar 50 pessoas. Brasileiros protestam por agilidade.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Os consulados portugueses no Brasil vivem uma crise de mão de obra e estrutura. Os problemas causam atrasos nos vistos pedidos pelos brasileiros. Diante deste cenário caótico,o presidente Marcelo Rebelo de Sousa anunciou a abertura de mais cinco postos.

"Péssimo ambiente": Funcionários do consulado de Portugal vivem drama com salários defasadosManifestação: Brasileiros protestam em quatro cidades contra atrasos nos vistos para Portugal

Em visita ao Recife,o chefe de Estado português revelou que serão abertos sete consulados,cinco deles no Brasil. A informação é da agência “Lusa”.

— Eu tinha aqui uma coisa escrita,mas não sei se o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros (Paulo Rangel) me autoriza a dizer,mas eu acho que isto foi aprovado. Puseram aqui que há a ideia de criar mais sete consulados,dos quais cinco no Brasil — revelou o presidente.

IMIGRAÇÃO EM PORTUGAL:

Veja o que muda para os brasileiros com nova lei de imigração em Portugal Lei que facilita residência em Portugal após desembarque como turista é promulgada Brasileiros terão autorização de residência em Portugal se entrarem como turistas

A situação dos consulados também prejudica portugueses que vivem no Brasil e precisam de documentos ou apoio.

Os funcionários sofrem com salários defasados. São pagos em euro,moeda que é convertida em real de acordo com o câmbio de dez anos atrás.

Uma paralisação está prevista para março para pressionar o governo a atualizar a folha de pagamento e melhorar as condições de trabalho. O Executivo prometeu contratar 50 pessoas,mas ainda não tirou a ideia do papel.

Somente neste ano,os brasileiros com vistos atrasados há cerca de oito meses fizeram duas manifestações nos consulados portugueses por mais agilidade nas análises.

Existem consulados portugueses no Rio,São Paulo,Salvador e Belo Horizonte. Os vice-consulados ficam em Belém,Curitiba,Fortaleza,Porto Alegre e Recife.

Leia mais no Portugal Giro: Coluna diária desde 2021 com notícias do país para brasileiros

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

TVCMALL na IFA 2025: Um dos principais grossistas one-stop de acessórios para telemóveis para os retalhistas europeus

A participação da GOKIN SOLAR na Intersolar South America 2025 foi um completo sucesso, com soluções locais conquistando o reconhecimento do mercado brasileiro

População global de aves tropicais pode ter reduzido até 38% por conta do calor extremo

Sabe o que é achachairu? Não comeu nem ouviu falar? Conheça a fruta exótica que o Brasil já exporta

‘EUA pegaram pesado com o Brasil. Não vejo aonde querem chegar’, diz Arminio Fraga

'Nüshu': jovens chinesas resgatam antiga escrita secreta usada entre mulheres; conheça

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap