Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Planalto não quer ouvir falar de comparações entre Biden e Lula

2025-02-18 HaiPress

Joe Biden e Lula: sem comparações,aos olhos do governo — Foto: Ricardo Stuckert/PR

O calcanhar-de-aquiles de Lula hoje é o preço dos alimentos. Subiu 8,2% para o consumo em casa num ano em que a inflação foi de 4,56% (assim como subiu acima da inflação nos quatro anos de governo Bolsonaro,registre-se). Há um certo consenso de que esse é o fator preponderante dos números ruins das pesquisas de aprovação do governo.

Inevitavelmente,surge um paralelo entre os governos Lula e Joe Biden — para o horror do governo. Não apenas porque Lula terá em 2026 os mesmos 81 anos com que Biden tentou disputar a reeleição nos EUA. Mas pela economia: o ex-presidente americano deixou a Casa Branca com uma inflação baixa e controlada de 2,9% ao ano,só que o preço dos alimentos e outros bens era considerado muito alto pelo americano médio. Aqui,a inflação está acima da meta,mas sem sinalo de descontrole. O que pega é o preço da comida.

Beleza. Embora óbvia,a comparação entre Lula e Biden é tudo o que o Palácio do Planalto quer afastar de análises e debates. É a última coisa que o entorno do petista quer ouvir. É o cotejo que que mais incomoda hoje o Palácio do Planalto,embora seja inevitável que tenha ganhado força depois do Datafolha.

Diz um ministro com assento no centro do poder:

— O Lula não vai repetir o Biden.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

SOUEAST Establishes Saudi Subsidiary, Saudi Arabia ´s Largest Automotive Spare Parts Center

Global Times: Bessent's misjudgment of China’s economy overlooks its greater resilience against tariffs than the US

‘High tariffs need to stop’: US consumers hurt by hefty duties on ‘Made in China’ products

Mais de um terço dos gols do Botafogo com Renato Paiva foram marcados por laterais

Aumento do tempo para pedir cidadania é ameaça para brasileiros em Portugal

Contra o Central Córdoba, Flamengo encara 'monstro' que ajudou a criar em jogo de vida ou morte na Libertadores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap