Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

G9 da Amazônia Indígena quer o ' fim da exploração de petróleo' na região

2025-02-18 HaiPress

A Margem Equatorial — Foto: Reprodução / Google maps

Lideranças indígenas de nove países da Bacia Amazônica vão lançar ainda hoje um documento contra a exploração de petróleo na região. O texto foi discutido no Encontro lnternacional dos Povos lndígenas da Bacia Amazônica,que ocorreu na semana passada,em Manaus — no mesmo momento,portanto,em que Lula se disse favorável à exploração de petróleo na Foz do Amazonas.

O chamado G9 da Amazônia Indígena reivindica o fim da exploração de petróleo na Amazônia e o financiamento direto para organizações indígenas no combate a mudanças climáticas,entre outros pontos.

Eis um trecho do documento:

“O discurso sobre usar os recursos do petróleo da Amazônia para financiar a transição energética não é apenas falso,é escandalosamente cínico. Ele ignora a gravidade da crise climática e a devastação causada pela exploração de combustíveis fósseis – que são,de fato,os maiores responsáveis pela crise climática global. Não permitiremos que nos enganem com falácias e estratégias que apenas prolongam a destruição. O fim da exploração de petróleo na Amazônia e no mundo não é uma opção,é uma urgência. Não restará nenhuma floresta em pé em um planeta em chamas. A transição energética precisa ser feita de maneira justa e imediata,respeitando e protegendo as populações que já estão pagando o preço mais alto dessa destruição criminosa".

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

Doutores por experiência de vida

A República? Ora, a república

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap