Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Bolsonaro denunciado: leia a íntegra do documento de 272 páginas da PGR

2025-02-19 IDOPRESS

Jair Bolsonaro visita Senado Federal — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 18/02/2025 - 22:33

Denúncia da PGR: Bolsonaro e mais 32 acusados por trama golpista

A Procuradoria-Geral da República denunciou Bolsonaro e mais 32 por trama golpista. Acusação inclui crimes como organização criminosa e golpe de Estado. Documento de 272 páginas detalha envolvimento do ex-presidente. Questão agora passa pela análise da Primeira Turma do STF.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF),nesta terça-feira,o ex-presidente Jair Bolsonaro,o ex-ministro Braga Netto e mais 32 pessoas por participação em uma trama golpista para mantê-lo no poder após ser derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022. A denúncia foi oferecida pelo procurador-geral da República,Paulo Gonet,e será apreciada pela Primeira Turma da Corte após ser liberada pelo relator,ministro Alexandre de Moraes.

Bolsonaro vai ser preso? Denúncia é primeira etapa da acusação e ainda precisa passar pelo STF; veja vídeoImprensa internacional repercute denúncia da PGR contra Bolsonaro: 'Tentativa de minar a confiança da nação nas eleições'

De acordo com a acusação,Bolsonaro cometeu os crimes de organização criminosa armada,golpe de Estado,tentativa de abolição do estado democrático de direito,dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Leia aqui a íntegra do documento de 272 páginas da PGR

Segundo a PGR,Bolsonaro 'liderou' organização criminosa que tentou golpe de Estado.

"A responsabilidade pelos atos lesivos à ordem democrática recai sobre organização criminosa liderada por Jair Messias Bolsonaro,baseada em projeto autoritário de poder",escreveu Gonet,na denúncia.

De acordo com a PGR,a suposta organização criminosa estava "enraizada na própria estrutura do Estado" e tinha "forte influência de setores militares".

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A participação da GOKIN SOLAR na Intersolar South America 2025 foi um completo sucesso, com soluções locais conquistando o reconhecimento do mercado brasileiro

População global de aves tropicais pode ter reduzido até 38% por conta do calor extremo

Sabe o que é achachairu? Não comeu nem ouviu falar? Conheça a fruta exótica que o Brasil já exporta

‘EUA pegaram pesado com o Brasil. Não vejo aonde querem chegar’, diz Arminio Fraga

'Nüshu': jovens chinesas resgatam antiga escrita secreta usada entre mulheres; conheça

China pode comprar produtos brasileiros taxados nos EUA? Especialistas respondem

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap