Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Bolsonaro denunciado: leia a íntegra do documento de 272 páginas da PGR

2025-02-19 IDOPRESS

Jair Bolsonaro visita Senado Federal — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 18/02/2025 - 22:33

Denúncia da PGR: Bolsonaro e mais 32 acusados por trama golpista

A Procuradoria-Geral da República denunciou Bolsonaro e mais 32 por trama golpista. Acusação inclui crimes como organização criminosa e golpe de Estado. Documento de 272 páginas detalha envolvimento do ex-presidente. Questão agora passa pela análise da Primeira Turma do STF.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF),nesta terça-feira,o ex-presidente Jair Bolsonaro,o ex-ministro Braga Netto e mais 32 pessoas por participação em uma trama golpista para mantê-lo no poder após ser derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022. A denúncia foi oferecida pelo procurador-geral da República,Paulo Gonet,e será apreciada pela Primeira Turma da Corte após ser liberada pelo relator,ministro Alexandre de Moraes.

Bolsonaro vai ser preso? Denúncia é primeira etapa da acusação e ainda precisa passar pelo STF; veja vídeoImprensa internacional repercute denúncia da PGR contra Bolsonaro: 'Tentativa de minar a confiança da nação nas eleições'

De acordo com a acusação,Bolsonaro cometeu os crimes de organização criminosa armada,golpe de Estado,tentativa de abolição do estado democrático de direito,dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Leia aqui a íntegra do documento de 272 páginas da PGR

Segundo a PGR,Bolsonaro 'liderou' organização criminosa que tentou golpe de Estado.

"A responsabilidade pelos atos lesivos à ordem democrática recai sobre organização criminosa liderada por Jair Messias Bolsonaro,baseada em projeto autoritário de poder",escreveu Gonet,na denúncia.

De acordo com a PGR,a suposta organização criminosa estava "enraizada na própria estrutura do Estado" e tinha "forte influência de setores militares".

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

Doutores por experiência de vida

A República? Ora, a república

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap