Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

PGR afirma que 8 de janeiro foi 'última esperança' de plano golpista

2025-02-19 IDOPRESS

Manifestantes golpistas na Praça dos Três Poderes — Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 18/02/2025 - 21:03

Procurador-Geral: Eventos Golpistas de 8 de Janeiro eram "Última Esperança" de Plano de Bolsonaro.

O procurador-geral da República declarou ao STF que os eventos golpistas de 8 de janeiro foram a "última esperança" de um plano liderado por Bolsonaro.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O procurador-geral da República,Paulo Gonet,afirmou,em denúncia apresentada nesta terça-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF),que os atos golpistas do dia 8 de janeiro foram a "última esperança" da trama golpista que teria sido comandada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Mensagens,'tocaia' e plano de morte: Veja as provas contra Bolsonaro e aliados que embasam denúncia da PGRInvestiações: PGR diz que plano para matar Lula,Alckmin e Moraes foi 'arquitetado e levado ao conhecimento' de Bolsonaro

"A última esperança da organização estava na manifestação de 8 de janeiro. Os seus membros trocavam mensagens,apontando que ainda aguardavam uma boa notícia",escreveu Gonet.

Segundo a PGR,o "episódio foi fomentado e facilitado pela organização denunciada,que assim,por mais essa causa,deve ser responsabilizada por promover atos atentatórios à ordem democrática,com vistas a romper a ordem constitucional,impedir o funcionamento dos Poderes,em rebeldia contra o Estado de Direito Democrático".

Às vésperas de denúncia da PGR: Bolsonaro se reúne com senadores da oposição para traçar estratégias sobre anistiaTroca de ministro e anulação de caso: Bolsonaro sofre derrotas no STF ao tentar barrar investigações

A Procuradoria-Geral da República denunciou o ex-presidente,o ex-ministro Braga Netto e mais 32 pessoas por participação em uma trama golpista para mantê-lo no poder após ser derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022.

De acordo com a acusação,Bolsonaro cometeu os crimes de organização criminosa armada,golpe de Estado,tentativa de abolição do estado democrático de direito,dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Em novembro de 2024,Bolsonaro e outras 39 pessoas haviam sido indiciadas pela Polícia Federal. Ao formalizar a acusação,a PGR não denunciou todos os nomes apontados pela PF. O ex-presidente nega as acusações.

A investigação lista provas que,para a PGR,comprovam que ele analisou e pediu alterações no texto de uma minuta golpista. Entre as propostas aventadas nesse texto estava a possibilidade de prisão de ministros do Supremo Tribunal Federal,como Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes,e do presidente do Senado,Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Conforme as apurações,Bolsonaro pediu para retirar os nomes de Gilmar e Pacheco da minuta.

O que acontece agora?

A denúncia é a acusação formal contra Bolsonaro e seus aliados,após a análise dos indícios levantados pela Polícia Federal. O caso tem como relator o ministro Alexandre de Moraes,responsável pela próxima etapa do processo: dar prazo de 15 dias para que as partes se manifestem.

Em seguida,a Primeira Turma do STF decide se a denúncia da PGR será recebida ou rejeitada. Caso os ministros entendam que há indícios do cometimento de crime,a denúncia será recebida,e o ex-presidente vai virar réu.

Só então,inicia-se a fase de instrução do processo,em que são colhidas as provas: as partes são ouvidas,pode haver solicitação de diligências e perícias,bem como pedidos de nulidade.

Uma vez encerrada a instrução do caso,é Moraes,na condição de relator,que deverá elabora o voto. Não há prazo para que essa análise seja feita e o julgamento só ocorre após a apresentação do relatório.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap