Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Câmara aprova projeto que criminaliza divulgacão de nudez gerada por IA na internet

2025-02-20 HaiPress

Plenário da Câmara dos Deputados — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 19/02/2025 - 21:09

Projeto de lei contra divulgação de nudez por IA segue para o Senado

A Câmara aprovou projeto que criminaliza divulgação de nudez por IA. Pena de 2 a 6 anos de prisão,podendo aumentar para vítimas mulheres. Texto segue para o Senado,com possibilidade de denúncia pela vítima. Discussões acaloradas marcaram a votação. Medida visa coibir constrangimento e prevê punições eleitorais.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que criminaliza e prevê pena de dois a seis anos de prisão para divulgação de imagens de nudez ou conteúdo sexual geradas por IA,sem autorização. Passa a contar no código penal como crime: manipular,produzir ou divulgar,por qualquer meio,conteúdo de nudez ou ato sexual falso,gerado por tecnologia de inteligência artificial ou por outros meios tecnológicos com a finalidade de humilhar,intimidar ou constranger. 

A proposta ainda estabelece que se a vítima for mulher,a pena poderá ser aumentada de 1/3 até a metade. Além disso,a pena também poderá ser ampliada de 1/3 até o dobro se o crime for cometido com disseminação do conteúdo em massa,por meio de redes sociais ou plataformas digitais. O texto segue para o Senado.

A ação que poderá gerar a acusação poderá ser aberta por denúncia da própria vítima,ou por ação penal pública. A aprovação do projeto se deu em meio a discussão entre bolsonaristas e petistas,com gritos,interrupção da sessão e bronca do presidente da Casa,Hugo Motta (Republicanos-PB).

O projeto ainda prevê penas específicas para quem usar esse tipo de constrangimento em campanhas eleitorais. A ação poderá gerar cassação do registro de candidatura ou do diploma de candidatos.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap