Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Milei é o seu principal inimigo

2025-02-21 HaiPress

Argentina’s President Javier Milei addresses the audience during the World Economic Forum (WEF) annual meeting in Davos on January 23,2025. Milei said at a Bloomberg event on January 22,2026 that 'The world should celebrate the arrival of President Trump,'before Donald Trump will star on January 23,2025 in an eagerly-anticipated online appearance at the World Economic Forum in Davos,addressing global elites whose annual gabfest has been consumed by the US president's days-old second term — Foto: FABRICE COFFRINI / AFP

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 20/02/2025 - 20:06

"Crise de Confiança: Javier Milei Promove Criptomoeda e Enfrenta Danos Políticos"

Javier Milei enfrenta crise após promover criptomoeda,arriscando confiança dos argentinos. Dependente da irmã Karina,presidente luta para contornar escândalo e evitar danos políticos. Medo não é Justiça,mas perder apoio popular crucial para seu governo e futuro incerto.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

A crise em que está mergulhado o presidente da Argentina,Javier Milei,foi gerada por ele mesmo. Não existe a possibilidade de culpar mais ninguém porque tudo começou com um post escrito pelo chefe de Estado em sua conta na rede social X no qual promovia a criptomoeda $LIBRA. Um post que,segundo fontes oficiais,o presidente teve de ser convencido a apagar por alguns de seus colaboradores mais próximos.

'Eu não promovi,eu difundi': Trecho editado de entrevista de Milei para justificar incentivo a criptomoeda cria nova criseContexto: Investigado pela Justiça da Argentina após escândalo com criptomoeda,Milei diz ter agido 'de boa fé'

Na Argentina de hoje,o único que pode gerar dano à imagem de Milei é o próprio Milei. Seus opositores estão desnorteados desde a surra eleitoral de 2023. Nunca mais se recuperaram,sobretudo o kirchnerismo. Quando a ex-presidente Cristina Kirchner (2007-2015) ataca Milei,quem cresce é Milei. Quando algum dirigente do que grandes setores da sociedade consideram a “casta política” questiona o presidente,Milei usa esses questionamentos para fortalecer sua ofensiva contra a política tradicional — como se ele não fizesse parte de seu governo.

Até agora,o presidente argentino vivia uma lua de mel com a sociedade,os mercados e seus seguidores dentro e fora do país. A Argentina apresenta dados econômicos positivos,a contenção da crise é indiscutível,e Milei colhia elogios por onde passava. Ninguém dentro do país conseguiu abalar sua imagem positiva,basicamente porque todos os políticos,sem exceção,são vistos como parte de um passado ao qual a grande maioria dos argentinos não quer voltar nunca mais. Essa é uma das principais razões que explicam a vitória de Milei em 2023.

‘Rug Pull’: Entenda como funciona suposto esquema de fraude de criptomoeda promovido por Milei na Argentina

O chefe de Estado voava em céu de brigadeiro até a noite da última sexta-feira. O post que promovia a criptomoeda abriu uma crise inesperada,grave e que ainda terá desdobramentos. O que nenhum opositor conseguiu fazer,o próprio Milei fez. Deu um tiro no pé tão grande que provocou a crise que seus rivais teriam adorado provocar.

Contornar essa crise é um desafio porque Milei não pode demitir um funcionário para evitar danos colaterais. Os principais envolvidos no escândalo são sua irmã,a secretária-geral da Presidência,Karina Milei,e o estrategista e assessor do presidente,Santiago Caputo. Os contatos feitos por Milei com os investidores que são o elo entre ele e os criadores da $LIBRA são,segundo investigações da imprensa local,Karina e Caputo.

O estrategista poderia ser sacrificado,mas nada indica que isso acontecerá. Karina,jamais. A irmã de Milei forma com o presidente uma sociedade — que vai muito além da política — sem a qual o governo não funcionaria. Milei depende de Karina e vice- versa. Os irmãos que governam a Argentina são inseparáveis,e se Karina algum dia cair em desgraça,arrastará o governo inteiro.

O que aconteceu? Milei menciona cripto em post,e moeda desaba

Milei não tem outra alternativa a não ser fazer o que está fazendo: negar qualquer vínculo com uma operação que favoreceu poucas pessoas e prejudicou muitas; atacar a imprensa; e iniciar uma campanha nas redes sociais acusando seus adversários de quererem acabar com a Argentina,e não apenas com ele.

Uma narrativa épica,similar à construída na campanha eleitoral de 2023. O medo de Milei não é a Justiça nem um eventual impeachment no Congresso. Nesses dois flancos,o presidente,dizem fontes do governo,está “coberto”. O medo é perder a confiança dos argentinos. Porque foi essa confiança que permitiu implementar o maior ajuste econômico dos últimos 60 anos e continuar com uma imagem positiva entre 45% e 50%. Sem ela,o futuro é perigoso.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

Doutores por experiência de vida

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap