Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Interlocutores de Bolsonaro junto ao STF pedem gesto do ex-presidente sobre anistia

2025-02-24 HaiPress

O ex-presidente Jair Bolsonaro e o ministro Alexandre de Moraes,do STF — Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo/19-05-2022

Interlocutores de Jair Bolsonaro com o Judiciário fizeram um pedido ao ex-presidente sobre o projeto que visa conceder anistia aos golpistas de 8 de janeiro. Solicitaram que o capitão reformado baixe o tom sobre a proposta e que condene aqueles que praticaram atos de vandalismo contra os prédios dos Três Poderes.

Com nova pesquisa,PL deixa de se ver refém de Tarcísio em 2026

Jair Bolsonaro tem recebido apelos desses conselheiros para que critique publicamente aqueles que depredaram e destruíram o patrimônio público durante os ataques.

A avaliação feita por esse grupo é que,além de ajudar a baixar a tensão com o Supremo Tribunal Federal (STF) antes do julgamento que se iniciará por tentativa de golpe,o gesto pode até ajudar a proposta da anistia. Bolsonaro,porém,tem se recusado a atender ao pedido.

Isso porque parte das lideranças do Congresso passou a defender junto a ministros do Supremo que haja uma diferença entre as penas para os que depredaram os prédios do Três Poderes dos demais,ou seja,para que os depredadores e vândalos arquem com as sentenças mais pesadas.

O próprio líder do PL,o deputado Sóstenes Cavalcante,admite que pode revisar a lista de crimes a terem as penas extintas no projeto da anistia. Hoje,a sigla defende que sejam perdoados aqueles condenados por cinco crimes,sendo eles associação criminosa,abolição violenta do Estado Democrático de Direito,tentativa de golpe de Estado,dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Sóstenes avalia apresentar como plano B a proposta para que só os três primeiros crimes possam ser perdoados no projeto da Câmara,mantendo as condenações para quem depredou a Praça dos Três Poderes,o Congresso,o Palácio do Planalto e o STF. Ele acredita que,com isso,a chance de angariar mais votos de parlamentares em torno da proposta crescerá.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Global Times: A thorough analysis of the legality of US’ tariff abuses, China's countermeasures

Global Times: Upholding the right path of multilateralism, defending the international trade order

PP e União Brasil fecham federação

Em quatro meses, Botafogo iguala número de derrotas sofridas em todo o ano de 2024; veja

INSS: entenda como funciona, para que serve e como cancelar desconto em aposentadorias e pensões

Nonato marca no fim e equipe alternativa do Fluminense arranca empate com o Unión Española

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap