Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Secretaria de Segurança Pública do Rio negocia acordo com o governo americano para combater o CV

2025-02-24 IDOPRESS

PM faz operação no Complexo da Penha para impedir avanço de traficantes para favelas na Zona Oeste do Rio — Foto: Fabiano Rocha

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 24/02/2025 - 05:16

Segurança: Acordo anti-Comando Vermelho com EUA.

A Secretaria de Segurança Pública do Rio negocia acordo com o governo americano para combater o Comando Vermelho nos EUA. A cooperação envolve órgãos como o DSS e permitirá a identificação e combate aos membros da facção,incluindo medidas como alertas de imigração. O memorando propõe ação conjunta em diversos crimes por quatro anos. O Consulado dos EUA no Rio não comentou sobre o acordo.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

A Secretaria estadual de Segurança Pública está negociando com o governo dos Estados Unidos um acordo para que o Comando Vermelho (CV) seja reconhecido como uma organização criminosa internacional. Isso permitirá a cooperação entre os dois países para o combate em território americano à maior facção do tráfico do Rio.

Geopolítica da contravenção: nova cúpula reparte territórios e investe no mercado digital para compensar queda nas jogatinasDisputa sangrenta: Guerra pelo jogo do bicho na Zona Sul do Rio durou quase dois anos e culminou em ascensão de nova cúpula da contravenção

Documentos obtidos com exclusividade pelo EXTRA mostram que um dos órgãos do governo dos EUA já envolvidos na negociação é o Serviço de Segurança Diplomática (DSS,na sigla em inglês). Subordinado ao Departamento de Estado americano,ele tem entre suas atribuições o combate ao crime fora das fronteiras dos Estados Unidos.

A cooperação,que vem sendo costurada entre o governo do estado e o Consulado americano no Rio desde junho do ano passado,é baseada em indícios de que o CV está recrutando comparsas dentro dos EUA,e em informações de inteligência mostrando que traficantes do Comando Vermelho se uniram a criminosos de cartéis da América do Sul e estão levando drogas para os Estados Unidos.

Reconhecer o CV como uma Organização Criminosa Transnacional (TCO,na sigla em inglês) permitirá que outras agências do governo americano também combatam a facção,como a Drug Enforcement Administration (DEA) e a Agência de Álcool,Tabaco,Armas de Fogo e Explosivos (ATF).

A identificação dos pricipais membros da facção também vai permitir que sejam inseridos alertas no sistema americano de imigração,evitando a entrada dos criminosos nos EUA.

Em agosto do ano passado,foi feita a minuta de um memorando de entendimento entre o Departamento de Estado americano e a Secretaria de Segurança Pública,“para combater a atividade criminal transnacional envolvendo o uso de documentos de viagem e identidade fraudulentos”. Pela proposta de cooperação,as autoridades do Rio e americanas também atuarão juntas em investigações “relacionadas a terrorismo,crime organizado transnacional,corrupção,tráfico de pessoas,contrabando de pessoas,tráfico de drogas,captura de fugitivos,lavagem de dinheiro” e outros crimes.

De acordo com o documento,a cooperação,uma vez assinada,valerá por quatro anos (48 meses),sendo revisada anualmente.

Procurado,o Consulado dos Estados Unidos no Rio não se pronunciou sobre a negociação do acordo.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap