Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Voto jovem, que alavancou extrema direita, também ressuscitou esquerda na Alemanha

2025-02-24 IDOPRESS

Líderes do partido A Esquerda comemoram resultado após o anúncio da primeira parcial das eleições alemãs — Foto: Jens Schlueter/AFP

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 23/02/2025 - 21:33

"Ressurgimento da Esquerda na Alemanha: Jovens impulsionam partido com foco em questões sociais"

A Esquerda ressurge na Alemanha com apoio dos jovens,aumentando votos e assentos no parlamento. Investimento em comunicação nas redes sociais e foco em temas como moradia e custo de vida impulsionaram o partido,tornando-o a escolha principal dos eleitores mais novos.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Em uma eleição que deu à extrema direita alemã sua maior votação desde a Segunda Guerra Mundial,a supresa foi o partido A Esquerda.Fundada em 2007 por remanescentes do Partido Comunista da Alemanha Oriental e dissidentes do Partido Social-Democrata (SPD),a sigla reverteu o que parecia ser um caminho rumo à irrelevância política e caminha para dobrar sua representação no Parlamento com ajuda do voto jovem,que também foi diretamente responsável por alavancar o Alternativa para a Alemanha (AfD),de extrema direita.

Quem é Friedrich Merz: Conservador à moda antiga desponta como favorito para assumir o governo na AlemanhaEleição na Alemanha: Conservadores vencem e extrema direita obtém melhor resultado desde Segunda Guerra

De acordo com a mais respeitada pesquisa de boca de urna divulgada após o fim da votação,A Esquerda (Die Linke,em alemão) terá 8,5% dos votos válidos,quase 4 pontos percentuais a mais do que o conquistado nas eleições de 2021,em um cenário político mais adverso,com avanço do populismo de direita — o SPD e o Partido Verde,de centro-esquerda,por exemplo,perderam votos percentualmente em comparação a 2021,enquanto os únicos crescimentos relevantes foram da União Democrata Cristã (CDU) e da AfD.

Mais Sobre Alemanha

Eleição decisiva deixará para trás rígido controle de gastos públicos da Alemanha? Veja o que o mercado espera

Eleição na Alemanha: Conservadores vencem e extrema direita obtém melhor resultado desde Segunda Guerra

aEm 2021,A Esquerda quase ficou fora do Parlamento alemão. Tendo obtido 4,9% dos votos,abaixo da cláusula de barreira de 5% imposta pela lei eleitoral,o partido só conseguiu garantir seus assentos por razão das bizantinas regras eleitorais alemãs,que garantem uma compensação quando há determinados votos diretos a candidatos (nominalmente). O partido,contudo,enfrentou uma crise durante o mandato,quando dez deputados abandonaram a legenda para formar uma nova,que deixasse de lado a defesa de pautas ditas identitárias defendidas pela sigla.

Analistas afirmam que A Esquerda conseguiu virar sua sorte ao investir na comunicação com o público jovem via redes sociais,ao acirrar a oposição não apenas com a AfD,mas também com os conservadores do CDU,e avançar sobre temas como moradia e custo de vida. De acordo com apuração da agência alemã Deutsche Welle (DW),o partido ganhou 20 mil filiados apenas no mês de janeiro.

Entrevista: Aproximação com a extrema direita não tirou votos de conservadores na reta final da eleição na Alemanha,diz especialista

As redes sociais também foram parte fundamental da campanha da AfD. De acordo com a cientista política Gefjon Off,pesquisadora de pós-doutorado em Política Comparada na Universidade Leuphana,em Lüneburg,o partido extremista tem conquistado votos entre os jovens através de meios como o TikTok. Em entrevista ao GLOBO,a pesquisadora afirmou também que a extrema direita é favorecida nesse grupo por um processo de normalização,após sua entrada na corrente política dominante,que leva as pessoas de menor idade a não se chocarem tanto como as mais velhas com suas propostas mais radicais.

O resultado eleitoral espelha o sucesso da campanha. De acordo com a pesquisa eleitoral divulgada pelo canal de televisão alemão ADR após a votação,A Esquerda foi o partido mais votado entre jovens de 18 a 24 anos,recebendo um número estimado de 25% dos votos nesta faixa de idade — seguido pela AfD,com 20%. O CDU/CSU aparece em terceiro,com 13%.

Cordão sanitário na Alemanha: Por que a extrema direita não deve estar na próxima coalizão de governo

— Tudo está ficando mais caro e,ao mesmo tempo,os salários não estão aumentando — disse Rojin Yilmaz,de 20 anos,estagiário da Allianz em Aschaffenburg,que votou no Die Linke.

Na faixa imediatamente superior da pesquisa,de 25 a 34 anos,a AfD liderou,com a CDU/CSU na segunda colocação,e A Esquera em terceiro,com 16% dos votos nesta fatia do eleitorado. (Com NYT e AFP)

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap