Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Comer um único pedaço de fruta ou uma porção de vegetais por dia reduz o risco de morte, revela novo estudo

2025-02-24 IDOPRESS

Frutas — Foto: Freepik

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 23/02/2025 - 15:04

Consumo de Frutas e Vegetais Reduz Risco de Morte

Estudo liderado pelo Instituto de Saúde Carlos III revela que consumir mais de cinco porções de frutas e vegetais por dia reduz significativamente o risco de morte,especialmente por doenças cardiovasculares. Consumo adicional traz benefícios extras na saúde. Recomenda-se aumentar gradualmente a ingestão para melhor proteção,segundo pesquisadores. Além disso,promover hábitos alimentares saudáveis é fundamental na prevenção de doenças crônicas e na redução da mortalidade.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Um novo estudo liderado pelo Instituto de Saúde Carlos III (ISCIII) revela que os benefícios já conhecidos das frutas e vegetais na redução do risco de mortalidade podem ser maiores se esse consumo for além das recomendações alimentares atuais,sugerindo que comer mais de cinco porções por dia protegeria ainda mais a saúde.

Água com gás: é natural? Hidrata? Qual efeito das borbulhas no corpo? Especialistas tiram todas as dúvidas sobre a bebida'Lipedema em 5 dias': O GLOBO lança semanas temáticas sobre doenças; entenda

É o que indicam os resultados de um estudo realizado pelo Centro Nacional de Epidemiologia do ISCIII e pela Área de Epidemiologia e Saúde Pública (CIBERESP) do Centro de Investigação Biomédica em Rede (CIBER-ISCIII),recentemente publicado na revista 'Saúde Pública'.

O estudo incluiu dados de 66.933 participantes de pesquisas nacionais de saúde na Espanha,vinculados ao registro nacional de mortalidade,todos fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A análise de dados confirma que o consumo de frutas e vegetais está associado à "proteção significativa" contra a mortalidade geral e cardiovascular.

Especificamente,os resultados indicam que os benefícios dos vegetais aumentam com o consumo de até cinco porções por dia,enquanto os benefícios do consumo de frutas parecem se estabilizar em torno de duas ou três porções por dia. Além disso,eles revelam que o consumo combinado de frutas e vegetais apresenta maior proteção quando atinge até 10 porções diárias,principalmente contra a mortalidade por doenças cardiovasculares.

"Esses resultados são especialmente significativos se levarmos em conta que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre as mulheres e a segunda entre os homens. Os resultados apoiam as recomendações atuais de consumir pelo menos cinco porções diárias de frutas e vegetais,e sugerem que pode haver benefícios adicionais com uma ingestão ainda maior",explicou Adela Castelló,pesquisadora principal do projeto.

O risco é reduzido

Paloma Martínez,uma das autoras da pesquisa,incentivou a população a comer mais frutas e vegetais para proteger sua saúde.

Bicarbonato de sódio,canela,doce de leite: médico mostra os 7 pré-treinos naturais que realmente funcionam; veja lista

"Como nutricionista,incentivo as pessoas a aumentar o consumo de frutas e vegetais e a adotar hábitos alimentares que priorizem a saúde. Não é necessário fazer mudanças drásticas imediatamente; pequenas modificações na dieta diária podem fazer uma grande diferença. Comer uma fruta por dia ou uma porção de vegetais pode reduzir o risco de morte em 10%. Com cinco porções,o benefício chega a 30%,e com dez,40%,principalmente quando se prioriza o consumo de vegetais",disse ela.

Os pesquisadores também destacaram a importância de promover hábitos alimentares saudáveis ​​como uma estratégia fundamental para prevenir doenças crônicas e reduzir a mortalidade. Embora mais estudos sejam necessários para confirmar essas descobertas,este trabalho pode contribuir para futuras atualizações das diretrizes alimentares oficiais.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap