Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Com cargo ameaçado, Nísia fará lançamento de pacto por vacinas ao lado de Lula

2025-02-25 HaiPress

Presidente Lula com Ministra da Saúde,Nísia Trindade — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo.

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 24/02/2025 - 19:47

Ministra da Saúde Nísia lança pacto por vacinas com Lula,pressionado a substituí-la por Padilha.

A ministra da Saúde,Nísia,ameaçada de perder o cargo,lançará pacto por vacinas com Lula. Pressionado pela crise e queda de popularidade,Lula deve substituí-la por Padilha,mas aliados preferem sua permanência ou a indicação de Chioro. Gleisi pode assumir outra posição no governo.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O Palácio do Planalto confirmou na noite desta segunda-feira uma solenidade marcada para esta terça com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Saúde,Nísia Trindade,cujo cargo está ameaçado pela iminente reforma ministerial.

Pela manhã,ambos vão anunciar um acordo para a produção de vacinas,medicamentos e outros insumos. Segundo o governo,o pacto é resultado de parcerias público-privadas.

Nos último dias,Nísia buscou auxílio do chefe da Casa Civil,Rui Costa,e da presidente do PT,Gleisi Hoffmann,para permancer no posto.

Na berlinda e com saída dada como certa por integrantes do primeiro escalão do governo,Nísia teve a ajuda dos dois petistas,próximos de Lula,que nas últimas semanas bolaram uma operação para tentar salvá-la.

Conforme apurou O GLOBO,Costa e Gleisi chegaram a planejar,junto a Nísia,uma apresentação da versão final do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) ao presidente.

A política é uma aposta pessoal de Lula,que vê potencial para uma nova vitrine do governo na Saúde,mas os resultados apresentados pela ministra não o convenceram até agora.

A insatisfação de Lula com a condução da política é um dos principais pontos que pesam para a substituição na Saúde. O presidente é pressionado pela queda na popularidade do governo revelada por pesquisas nas últimas semanas.

Junto com a crise do Pix,a avaliação entre auxiliares do petista é de que os maus números dos últimos levantamentos de opinião fizeram Lula "acordar" e iniciar as mudanças que já eram discutidas desde o ano passado.

Lula deve iniciar as trocas na equipe ministerial com a substituição de Nísia pelo ministro de Relações Institucionais,Alexandre Padilha (PT).

No entorno de Rui Costa,há quem avalie negativamente a ida de Padilha para a Saúde por fortalecer o ministro da Fazenda,Fernando Haddad,com quem trava embates desde o início da atual gestão. Segundo aliados,ele prefere que Nísia seja mantida na Saúde.

Já Gleisi Hoffmann,que pode assumir a Secretaria-Geral da Presidência no lugar de Márcio Macêdo,é de uma ala antagônica à de Padilha dentro do PT,e,de acordo com interlocutores,tem preferência pela atual ministra ou pelo colega da mesma corrente da sigla,o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e ex-ministro da Saúde,Arthur Chioro.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

Doutores por experiência de vida

A República? Ora, a república

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap