Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Após toque de recolher por apagão generalizado, Chile restabelece energia em 90% das residências

2025-02-26 IDOPRESS

Chile enfrenta apagão massivo,que força evacuação do metrô de Santiago — Foto: Reprodução

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 26/02/2025 - 02:03

Chile enfrenta maior apagão desde 2010: 95% da população afetada

Chile restabelece energia após apagão,afetando 95% da população. Presidente culpa empresas de energia e promete sanções. Caos em Santiago,com evacuações e suspensão de serviços. Festival e rotina impactados. Maior apagão desde 2010,descartado ataque à rede elétrica.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O Chile restabeleceu na madrugada desta quarta-feira (hora local) a eletricidade em 90% das residências do país. O sistema foi afetado por um apagão massivo na maior parte do país,incluindo a capital,Santiago,devido a uma suposta falha elétrica.

"À 0h00 desta quarta-feira,26 de fevereiro,foi recuperado o equivalente a 90% do consumo" das residências,informou o Coordenador Elétrico Nacional em um comunicado enviado à imprensa. Nas redes sociais,moradores postaram o momento da volta de energia (abaixo).

Em pleno verão austral,95% dos 20 milhões de chilenos sofreram desde o período da tarde uma interrupção incomum do serviço,que mergulhou o país no caos e na incerteza.

Militares patrulham as ruas durante estado de emergência após apagão de energia no Chile — Foto: Javier TORRES / AFP

A emergência obrigou o governo a decretar toque de recolher de 22h a 6h,abrangendo a região de Arica e Parinacota (Norte) até a região de Los Lagos (Sul).

Em um pronunciamento à nação,o presidente Gabriel Boric anunciou a ativação do "estado de emergência por catástrofe" para garantir a segurança no Norte e no Sul do Chile. Essa vasta região ficou sem fornecimento de energia desde 15h16 (hora local).

Em Santiago,o apagão forçou a evacuação do metrô. Milhares de pessoas precisaram caminhar por horas sob uma temperatura de cerca de 30ºC para chegar em casa.

Solidariedade e riscos na volta para casa durante apagão no Chile — Foto: RODRIGO ARANGUA / AFP

O que se sabe sobre a saúde do Papa Francisco

- As lojas estavam fechando quando eu voltava de bicicleta do meu escritório,especialmente os restaurantes. No banco onde trabalho,todas as operações tiveram que ser interrompidas - relatou à AFP Jonathan Macalupú,de 25 anos. As aulas de cerca de 300 mil estudantes também foram suspensas.

Choque e festival suspenso

Idosa presa em um elevador se desespera enquanto bombeiros preparam o resgate durante apagão em Santiago — Foto: Javier TORRES / AFP

O pânico se espalhou durante o apagão. Um fotógrafo da AFP registrou o momento em que uma idosa,em choque,com a mão na boca tentando conter o choro,ficou presa em um elevador em Santiago enquanto um bombeiro se preparava para resgatá-la.

A imprensa chilena também divulgou vídeos de redes sociais mostrando pessoas presas em brinquedos de parques de diversões (assista ao vídeo abaixo).

A circulação em Santiago foi severamente afetada após a evacuação do metrô,que transporta cerca de 2,3 milhões de usuários por dia.

Trump vai vender nova permissão de residência,o 'gold card',por US$ 5 milhões

"Nos liberaram do trabalho por causa do apagão,mas agora não sei como voltar para casa porque todos os ônibus passam lotados",afirmou à AFP María Angélica Román,de 45 anos,funcionária de um escritório de cobrança.

Em Santiago,o transporte público por ônibus ficou sobrecarregado — Foto: RODRIGO ARANGUA / AFP

Com o passar das horas,as comunicações por celular e o acesso à internet ficaram mais instáveis. O corte de energia não afetou apenas a rotina da capital,que tem sete milhões de habitantes.

O Festival Internacional de Viña del Mar teve que cancelar o espetáculo desta terça-feira,que incluía apresentações dos colombianos Morat e Sebastián Yatra.

"Os shows desta noite terão que ser reagendados para sábado,1º de março de 2025",informou a organização do evento em um comunicado.

Em Valparaíso,cidade a 120km de Santiago,testemunhas relataram o fechamento do comércio e caos no trânsito.

- Há policiais controlando o tráfego porque há muitos congestionamentos em ruas que costumam ser pouco movimentadas. Todos os estabelecimentos comerciais estão fechando - relatou Anadriel Hernández,estudante de 20 anos,em conversa telefônica com a AFP.

'Indigno'

Este foi o pior apagão registrado no Chile desde 2010,quando grande parte da população também ficou sem energia devido a uma falha na rede elétrica na região de Biobío,no Sul do país.

O governo descartou rapidamente a possibilidade de um ataque à rede elétrica.

"Não há nenhuma razão para supor que isso tenha sido um ataque. Trata-se de uma falha no funcionamento do sistema",declarou a ministra do Interior,Carolina Tohá,em entrevista coletiva.

Hospitais e prisões conseguiram continuar operando com geradores de emergência.

Presidente do Chile,Gabriel Boric sobrevoa a capital,durante apagão que atingiu grande parte do país — Foto: Presidência do Chile/AFP

Boric responsabilizou as empresas privadas que administram o sistema elétrico pela crise.

- Isso é indigno! Não é aceitável que a vida cotidiana de milhões de chilenos e chilenas seja tão afetada por empresas que não fazem bem seu trabalho - enfatizou o presidente,anunciando que haverá sanções.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

Doutores por experiência de vida

A República? Ora, a república

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap