Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

No carnaval, técnica de enfermagem troca jaleco por fantasia; há mais de 30 anos sai na portela e há 20 no Cacique de Ramos

2025-02-27 IDOPRESS

Carla em frente a UPA de Magalhães Bastos: três décadas de paixão pelo carnaval e a profissão — Foto: Divulgação

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 26/02/2025 - 16:11

Enfermeira da Portela: Amor pela Saúde e Samba

Profissional da saúde há mais de 30 anos,Carla Bittar,técnica de enfermagem,troca jaleco por fantasia no Carnaval,desfilando na Portela e no Cacique de Ramos. Equilibra rotina intensa na UPA Magalhães Bastos com preparação para os desfiles,demonstrando amor tanto pela saúde pública quanto pelo samba. Sua paixão atravessa gerações,com a filha seguindo seus passos na enfermagem e no samba.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Nessa época do ano,a técnica de enfermagem Carla Bittar,de 52 anos,costuma trocar o jaleco branco pela fantasia. Sempre que chega o carnaval,a profissional da saúde costuma se dividir entre os corredores da UPA Magalhães Bastos,onde dá expediente,e as quadras de samba. Mais precisamente a da Portela,onde ocupa também o posto de Diretora do Departamento Feminino.

Carnaval 2025: estado instala 30 torres de segurança em pontos de maior concentração de foliõesFolia de rua: Ferramenta do GLOBO traz a agenda completa dos blocos no Rio e em São Paulo

Servidora da saúde há mais de três décadas,a profissional garante que se dedica ao atendimento da população com o mesmo amor e entrega que o faz quando está desfilando na Sapucaí e no bloco Cacique de Ramos,um dos mais tradicionais do carnaval carioca.

Carla e integrantes da Portela na concentração da Marquês de Sapucaí — Foto: Acervo pessoal

— O samba faz parte de mim,eu cresci nesse universo. Minha tia-avó era baiana e também auxiliar de enfermagem,meus tios também estavam sempre envolvidos (com o samba),então foi um caminho natural. E quando eu vi,minha vida já pulsava no ritmo do surdo e da bateria”,conta a técnica de enfermagem e sambista.

A relação da profissional da saúde com o samba começou cedo. Aos 19 anos,fez sua estreia na Sapucaí como destaque de um carro alegórico assinado pelo icônico Clóvis Bornay. De lá para cá,são 33 anos desfilando pela Azul e Branca de Oswaldo Cruz e Madureira e mais cerca de 20 anos no Cacique de Ramos.

Desfalque na folia: Bloco Bangalafumenga não vai desfilar neste carnaval no Rio; veja outros que cancelaram

Moradora de Bento Ribeiro,na Zona Norte,Carla,que é empregada da RioSaúde,equilibra a rotina intensa dos plantões com a preparação para os desfiles.

—O atendimento na saúde pública exige dedicação e amor,assim como o carnaval. No SUS,a gente acolhe,cuida e se doa para o outro. No samba,a gente vive e emociona. São dois mundos que parecem diferentes,mas que na verdade têm muito em comum —diz.

Carla durante desfile: paixão antiga pelo Carnaval — Foto: Acervo pessoal

Hora de soltar a voz na Avenida: o desfile da vida de Milton Nascimento na Portela; 'Estou vivendo um sonho',diz cantor

A paixão pela área de saúde e pelo carnaval atravessa gerações. A filha caçula de Carla seguiu o mesmo caminho da mãe,tornando-se técnica de enfermagem e passista da Portela.

— A gente cuida da saúde das pessoas e também faz a alegria delas na avenida. Quem ama o que faz,vive intensamente,seja no plantão ou sambando na Sapucaí —afirma.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap