Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Clubes de menor expressão marcam oitavas de final em nova Champions League, que tem clássico Real x Atlético hoje

2025-03-04 HaiPress

Lille,Aston Villa e PSV chegaram às oitavas de final da Champions League — Foto: 1- JEAN-FRANCOIS MONIER / AFP,2 - Oli SCARFF / AFP e 3 - NICOLAS TUCAT / AFP

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 03/03/2025 - 21:10

Champions League: Clubes Menos Expressivos e Clássicos em Destaque

A nova edição da Champions League captura a atenção com clássicos tradicionais e o ressurgimento de clubes menos expressivos. Com um formato renovado e mais inclusivo,equipes como Aston Villa,Club Brugge,Lille,PSV e Feyenoord conquistaram espaço nas oitavas de final,enfrentando gigantes do futebol europeu. O Aston Villa,liderado por Unai Emery,volta a brilhar após 42 anos,enquanto o clássico Real Madrid x Atlético de Madrid continua a ser destaque.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

A Champions League é conhecida por eternizar jogos entre os principais clubes do futebol europeu. Confrontos do nível de Real Madrid e Atlético de Madrid,que protagonizam mais um clássico,hoje,às 17h (de Brasília,com transmissão de SBT e TNT),no Santiago Bernabéu,pelas oitavas de final,seguem como grandes destaques na fase eliminatória. Mas esta edição marca também o ressurgimento de forças que pareciam esquecidas no cenário do Velho Continente,a partir do novo formato da competição. Além da surpresa do duelo entre os competentes Club Brugge-BEL e Aston Villa-ING,às 14h45,Lille-FRA,PSV-HOL e Feyenoord-HOL mostram que o trabalho coletivo pode medir forças com o individual.

Tradição: Dono de diversos recordes,Real Madrid atingirá 500 jogos na Liga dos CampeõesVeja: Dono do PSG admite erro ao montar time com estrelas,incluindo Mbappé e Neymar,por Champions League

Com 36 clubes — quatro a mais que o antigo formato —divididos em quatro potes e enfrentando dois adversários de cada um deles em quatro partidas como mandante e visitante,a Champions promoveu mais jogos entre os clubes grandes na primeira fase. Os de menor expressão,por outro lado,se livraram de cair nos chamados “grupos da morte” e tiveram enfrentamentos mais parelhos em busca de vagas no mata-mata.

Quem aproveitou o novo formato da Champions para voltar a fazer jus à sua tradição foi o Aston Villa,que conquistou a Europa em 1981/82,mas não chegava às quartas de final há 42 anos. Depois de o clube sofrer com rebaixamentos na década passada,o torcedor retomou a esperança quando o magnata egípcio Nassef Sawiris adquiriu,ao lado do americano Wes Edens,100% da equipe de Birmingham em agosto de 2019. Desde então,ela marcou presença na elite do futebol inglês.

Técnico espanhol Unai Emery chegou ao Aston Villa em 2022 — Foto: Oli SCARFF / AFP

A organização fora de campo se reflete no desempenho dentro dele. Um dos pilares na transformação do Villa é o comando do espanhol Unai Emery,que chegou em final de 2022 e já fez o time alcançar a quarta colocação da Premier League na temporada passada com um futebol ao seu estilo: ofensivo. O time derrotou o Bayern de Munique por 1 a 0 nesta Champions e garantiu a última vaga direta às oitavas.

— O Aston Villa é um clube melhor,está mais organizado,tem estratégia no mercado. Isso faz com que o time cresça em campo. É um time que joga bem e tem muita conexão com a arquibancada,com a comunidade. Vejo até que o time jogava melhor do que na última temporada. Me parece que cai no problema de não ser um elenco tão grande. A vantagem é que teve a janela para corrigir com as chegadas de (Marco) Asensio,ex-Real Madrid,e (Marcus) Rashford,ex-United — opina Mário Marra,comentarista da ESPN Brasil.

Holanda em dose dupla

Além de reforçar o ataque,o Villa contam com a segurança do goleiro Emiliano Martinez,que lidera o quesito de gols evitados na Champions (4,36),segundo a plataforma Sofascore.

Aston Villa e Club Brugge se encontraram na fase classificatória. A equipe belga,que está acostumada a disputar a competição continental e conquistou o campeonato nacional pela 19ª vez na temporada passada,venceu a inglesa por 1 a 0,em Bruges. Finalista contra o Liverpool em 1978,o Brugge garantiu a última vaga nos playoffs,bateu a Atalanta nos dois jogos (2 a 1 e 3 a 1) e já repetiu a campanha de 2022/23.

Outro clube de menor expressão que já desbancou favoritos nesta edição é o Lille,que virou um pesadelo da capital espanhola ao superar Real (1 a 0) e Atlético de Madrid (3 a 1). Ao avançar diretamente às oitavas de final,o time francês tenta fazer mais uma vítima,às 17h,diante do Borussia Dortmund,que foi vice na última temporada.

A Holanda também aparece com força nas oitavas. Campeão da Champions em 1987/88,o PSV eliminou a Juventus-ITA na repescagem e chega com ainda mais moral às oitavas,uma vez que já havia vencido o Liverpool-ING durante a campanha. O adversário inglês de hoje,é o Arsenal-ING,que se classificou em terceiro lugar. Com menos experiência na competição,o Feyenoord,finalista em 1969/70,também já cometeu estragos ao não tomar conhecimento do Bayern com um 3 a 0,além de ter empatado com o City,na Inglaterra. Nos playoffs,tirou o Milan-ITA e,agora,busca a “dobradinha” italiana ao enfrentar,amanhã,a Inter.

Clássico de Madri

Vini Jr deu assistência em clássico hostil entre Real Madrid e Atlético de Madrid — Foto: OSCAR DEL POZO / AFP

No duelo mais aguardado do dia,o clássico de Madri está longe de ser novidade no torneio. Os rivais duelaram nas finais de 2014 e 2016,com a equipe merengue levando a melhor em ambas. Ao lado do líder Barcelona,elas disputam ponto a ponto pela La Liga.

Em busca do 16º título,o Real terminou a fase classificatória na 11ª posição e quis o destino que superasse o Manchester City nos playoffs. O técnico italiano Carlo Ancelotti terá um desfalque de peso pelo jogo de ida das oitavas: o meia inglês Jude Bellingham está suspenso por cartão amarelo. Classificado em quinto lugar na primeira fase,o Atlético não terá os experientes Azpilicueta e Koke,lesionados.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

PP e União Brasil fecham federação

Em quatro meses, Botafogo iguala número de derrotas sofridas em todo o ano de 2024; veja

INSS: entenda como funciona, para que serve e como cancelar desconto em aposentadorias e pensões

Nonato marca no fim e equipe alternativa do Fluminense arranca empate com o Unión Española

Botafogo perde para Estudiantes em mais um jogo ruim sob comando de Paiva e com falha clamorosa de John

AGU cria grupo para buscar recuperar valores descontados de benefícios do INSS

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap