Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Para quem acredita na vida

2025-03-05 HaiPress

Foliões do bloco Boitatá usam placas em protesto a favor de Igor Melo que foi baleado por PM — Foto: Gustavo Stephan / Riotur

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 04/03/2025 - 20:16

Violência Racial e Injustiça no Brasil: Caso Igor Melo em Foco

A coluna reflete sobre a violência racial e a injustiça no Brasil,destacando o caso de Igor Melo,um estudante alvejado por engano. A autora discute a importância de celebrar a vida e a cultura afro-brasileira,homenageando figuras icônicas enquanto critica a falta de presunção de inocência no país. A esperança e a luta por justiça são temas centrais,mesmo diante de traumas e adversidades.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

A categoria “enredo afro” me soa sempre como um pleonasmo,algo como “feijoada brasileira” ou “fado português”. Ninguém é obrigado a nada,mas escolher honrar e celebrar a vida de mestres como Clementina de Jesus,Laíla,Milton Nascimento e Malunguinho é também defender a vida de anônimos como Igor Melo e Thiago Marques. É a nossa forma de fazer justiça,de “acender tudo que for de acender”. Se não for assim,como disse Milton Cunha,falaríamos de quem,da Branca de Neve,de Donald Trump?

A minha revolta tem sido grande e não peço desculpas por ela,a minha revolta é do tamanho da minha vontade de viver. Eu ainda estava nas comemorações do meu aniversário,na última segunda-feira,quando a notícia de que Igor Melo havia sido alvejado pelas costas por ser “confundido” com um assaltante chegou. Igor é estudante universitário e tem pelo menos três trabalhos.

Ele e Thiago ainda permaneceram mais de 24 horas sob custódia,porque a presunção de inocência não existe neste país,e família e amigos tiveram que lutar para provar que eles não eram assaltantes de celular.

Sabe,meu novo hobby é assistir a vídeos rasos sobre temas profundos como filosofia,psicologia e outros,na hora do almoço. Na segunda-feira,o algoritmo tinha me sugerido um vídeo sobre Carl Jung e foi bonito,até anotei frases do tipo “você não é aquilo que aconteceu com você,e sim o que você resolve fazer depois disso”.

Pensei em mim e me orgulhei por ter decidido,neste ano,voltar a ser alguém que comemora aniversários. Quem lê esta coluna há mais tempo (este mês serão nove anos!),sabe que demorei a voltar a comemorar meu aniversário. Eu estava lá ouvindo aquele vídeo aleatório enquanto lavava a louça e naquela hora eu amei Jung,amei o carnaval e o enredo da Portela,que este ano homenageia Milton Nascimento e diz que “quem acredita na vida não deixa de amar.” Naquela hora,o meu peito era pura esperança carnavalesca.

Mas depois,quando recebi a notícia do Igor,odiei Jung e o carnaval e o meu aniversário. Naquela hora,o amor e a esperança me pareceram grandes privilégios. A possibilidade de ser quem a gente deseja ser me pareceu uma utopia. Quando alguém perde um rim voltando para casa depois do trabalho,nada mais importa.

Eu me imaginei conversando com o Igor e dizendo a ele com a cara mais lavada do mundo: sabe,você não é aquilo que aconteceu com você,e sim o que você resolve fazer depois disso. Na segunda-feira,eu senti tanta raiva que,se o Igor quisesse tacar fogo no Rio de Janeiro,eu estaria ao lado dele com uma tocha na mão. Mas não,o Igor fez vídeo dizendo que estava melhor,sorriu,pediu orações,agradeceu à família e aos orixás. Igor pediu por justiça.

Ninguém é o mesmo depois de sair do trabalho e levar um tiro nas costas. Eu digo por experiência que nenhuma família é a mesma,nenhuma mãe,nenhum pai,nenhum filho,filha,esposa,marido. Ninguém é o mesmo. Eu não sou a mesma,mas eu oro para que a gente continue tentando ser. Não o que o trauma,o racismo e a violência tentam fazer de nós,mas o que a gente deseja ser,o melhor de nós.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap