Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Dança das cadeiras no carnaval: confira as baixas e contratações para 2026 no Grupo Especial

2025-03-11 IDOPRESS

Zé Paulo Sierra,Leonardo Bora e Gabriel Haddad,Paolla Oliveira,Paulo Barros: a dança das cadeiras do carnaval — Foto: Alexandre Cassiano,Ana Branco,Guito Moreto e Alexandre Cassiano

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 10/03/2025 - 21:49

Carnaval 2026: Mudanças no Grupo Especial Agitam Escolas de Samba

O carnaval de 2026 já movimenta o cenário das escolas de samba com mudanças significativas no Grupo Especial. A Grande Rio anunciou a saída dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora,que seguem para a Vila Isabel,substituindo Paulo Barros. Antônio Gonzaga assume a Grande Rio,vindo da Portela. Além disso,a Mocidade dispensou seu diretor e intérprete. Algumas escolas,como Imperatriz e Tijuca,optaram por renovar contratos,enquanto outras aguardam definições futuras.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

A folia deste ano mal acabou,e todos já estão pensando no carnaval de 2026. No mesmo domingo em que Neguinho da Beija-Flor deixou a Sapucaí,no amanhecer,em seu último desfile,a Grande Rio,por exemplo,anunciou a saída dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora,atuais vice-campeões do Grupo Especial,e responsáveis pelo primeiro (e único) título da agremiação de Duque de Caxias,em 2022. O destino deles foi a Vila Isabel,substituindo o veterano Paulo Barros. E as mudanças nas agremiações não pararam por aí.

'Caso de racismo religioso',diz Gabriel David sobre perda de ponto da UPM por termos em iorubá no sambaJoão Vitor Araújo,campeão: Carnavalesco da Beija-Flor diz que vitória no terreiro de Laíla apaga trauma de 2024

Carnaval 2025: Veja premiados do Estandarte de Ouro

1 de 14


Imperatriz Leopoldinense foi eleita a melhor escola do Grupo Especial pelo júri do Estandarte de Ouro 2025 — Foto: Dhavid Normando/Riotur

2 de 14


Comissão de frente: Mocidade Independente de Padre Miguel — Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo

Pular

X de 14


Publicidade 14 fotos

3 de 14


Melhores Porta-bandeira e Mestre-sala: Rute Alves e Julinho Nascimento da Unidos do Viradouro — Foto: Guito Moreto/ Agência O Globo

4 de 14


Melhor bateria: Imperatriz Leopoldinense,do mestre Lolo — Foto: Alexandre Cassiano /Agência O Globo

Pular

X de 14


Publicidade

5 de 14


Melhor ala de passistas: "Com o Diabo no Corpo" Salgueiro — Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo

6 de 14


Melhor ala das baianas: Unidos da Tijuca — Foto: Eduardo Hollanda/ Riotur

Pular

X de 14


Publicidade

7 de 14


Melhor samba-enredo: "Laíla de todos os santos,Laíla de todos os sambas" da Beija-flor de Nilópolis — Foto: Guito Moreto/ Agência O Globo

8 de 14


Melhor enredo: Imperatriz Leopoldinense — Foto: Eduardo Hollanda / Riotur

Pular

X de 14


Publicidade

9 de 14


Personalidade: Neguinho da Beija-Flor — Foto: Guito Moreto/ Agência O Globo

10 de 14


Melhor ala: Gaiola das Loucas,LGBTQIAPN+,da Grande Rio,com a fantasia "Magia do Oriente" — Foto: Guito Moreto/ Agência O Globo

Pular

X de 14


Publicidade

11 de 14


Melhor puxador: Ito Melodia,Unidos da Tijuca — Foto: Eduardo Hollanda/ Riotur

12 de 14


Inovação: Paraíso do Tuiuti — Foto: Dhavid Normando/Riotur

Pular

X de 14


Publicidade

13 de 14


Melhor escola da Série Ouro: Porto da Pedra — Foto: Bernardo Araujo/Agência O Globo

14 de 14


Melhor samba-enredo da Série Ouro: Tradição — Foto: Agência O Globo / Vittoria Alves

Pular

X de 14


Publicidade .

No início da madrugada desta segunda-feira,a Grande Rio já anunciou seu novo carnavalesco: o jovem Antônio Gonzaga,que fez os dois últimos carnavais da Portela. Este será seu primeiro trabalho solo no Grupo Especial — em Madureira,assinou os desfiles com André Rodrigues — o que trata como “um desafio enorme”.

— Tenho uma gratidão muito grande pela Portela,mas fiquei muito feliz com o convite da Grande Rio. É um reencontro para mim,pois já trabalhei na escola como assistente por alguns anos. Voltar agora para assinar um carnaval foi um convite irrecusável — observa Gonzaga,que garante que fará um enredo sobre “nossa identidade de maneira geral”.

O carnavalesco Antônio Gonzaga — Foto: Reprodução / Instagram

Ingressos à venda: Estandarte de Ouro 2025 vai premiar vencedores em festa no dia 19

Já seus antecessores,com quem falou por telefone,foram anunciados na Vila Isabel na tarde desta segunda-feira. A novidade se dá após um oitavo lugar neste carnaval,marcado por declarações polêmicas de Paulo Barros — desligado da Vila no último domingo — às vésperas da folia,em relação aos enredos afro.

Procurado,Paulo preferiu não falar. Já Bora observa que não cabe a ele,tampouco à sua dupla,"tecer comentários em relação a outros colegas". Ao lado do presidente Luiz Guimarães,os novos contratados posaram com camisas que fazem referência ao título de 1988,primeiro da agremiação,"Kizomba,a festa da raça",justamente com essa temática: as peças foram "um presente gentilmente oferecido" pela Vila,pontua Bora. Mas,por enquanto,nada definido sobre um enredo para o ano que vem.

— A gente acredita que qualquer trabalho artístico é uma construção contínua,um processo. Nós entendemos,avaliando nossa trajetória,que poderia ser interessante transitar por novos territórios,entendendo o quanto esse nosso fazer artístico é intenso: um furacão,ou uma pororoca — brinca Leonardo Bora,numa referência ao enredo da Grande Rio neste carnaval. — Foi uma transição tranquila,que atendeu a esse desejo.

Gabriel Haddad e Leonardo Bora são os novos carnavalescos da Unidos de Vila Isabel — Foto: Reprodução / Instagram

O que é 'efeito de flam', mencionado para tirar décimo da bateria da Grande Rio neste carnaval? Entenda

Bora e Haddad fizeram História no carnaval ao assinarem o desfile que consagrou o primeiro título da Grande Rio,em 2022,com enredo sobre Exu. Neste ano,eles bateram na trave,com o vice-campeonato com a tricolor de Caxias,mesmo resultado da estreia dos dois na agremiação,em 2020,um ano depois do vice-campeonato do grupo de acesso,pela Acadêmicos do Cubango.

Baixas em Padre Miguel

E o dia não foi movimentado somente na parte de cima da tabela. Penúltima colocada neste ano,a Mocidade dispensou o diretor de carnaval Mauro Amorim — responsável pelo discurso antes do desfile,na ausência do patrono Rogério Andrade,preso,e do presidente Flávio Santos,que também esteve preso,mas que,agora em liberdade,enfrenta problemas de saúde — e o intérprete Zé Paulo Sierra,que assume o microfone da União de Maricá,na Série Ouro.

“Só tenho a agradecer por tudo independentes. Parafraseando Cartola: ‘fiz por vocês o que pude’”,disse Zé Paulo nas redes sociais.

Intérprete Zé Paulo Sierra (de óculos escuros) e diretor Mauro Amorim são desligados da Mocidade — Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo e Eduardo Hollanda / RioCarnaval

Polêmicas do carnaval: Grande Rio,Tijuca e UPM entram com recursos na Liesa; entenda os motivos

Renovações e outras baixas para 2026

Casais de mestre-sala e porta-bandeira de três escolas também foram desligados para o próximo carnaval. Marcinho Siqueira e Cris Caldas deixam a Vila Isabel,depois de receberem apenas uma nota 10 na apuração deste ano. Essa é a mesma situação de Vinícius e Jack Pessanha,da Acadêmicos de Niterói,que estreará no Grupo Especial em 2026,após a escola vencer a Série Ouro deste ano. Já Raphael Rodrigues e Dandara Ventapane também se despedem do Paraíso do Tuiuti,mesmo após conquistar nota máxima no quesito.

Raphael Rodrigues e Dandara Ventapane durante o último desfile defendendo o pavilhão do Tuiuti — Foto: Domingos Peixoto

Não custa lembrar,há também três cadeiras vagas para o próximo carnaval,de conhecimento geral: Neguinho da Beija-Flor,que se aposentou,verá seu sucessor ser escolhido através de um reality show; Paolla Oliveira,que não será mais rainha de bateria da Grande Rio; e Erika Januza,que também deixa a frente dos ritmistas da Viradouro.

Alguns nomes,no entanto,já estão confirmados em algumas escolas. A Imperatriz,anunciou,ainda em janeiro,a renovação com toda sua equipe,entre o carnavalesco Leandro Vieira; o coreógrafo da comissão de frente,Patrick Carvalho; e o casal de mestre-sala e porta-bandeira,Phelipe Lemos e Raphaela Theodoro. Edson Pereira também segue como carnavalesco da Unidos da Tijuca,assim como Jack Vasconcelos,na mesma função,no Tuiuti.

Leandro Vieira: carnavalesco renovado com a Imperatriz — Foto: Alexandre Cassiano

Polêmicas: Jurada tira ponto de casal da Mocidade por 'cena ofuscante',e escola ironiza dizendo que vai distribuir óculos escuros em 2026

Na Portela,Gilsinho (intérprete),Nilo Sérgio (mestre de bateria) e a rainha Bianca Monteiro estão mantidos para 2026,assim como,na Viradouro,é o caso do mestre Ciça,do intérprete Wander Pires e do casal “segredo”,Priscilla Mota e Rodrigo Negri,da comissão de frente. A Vila Isabel,por sua vez,renovou com boa parte de sua equipe,como o mestre Macaco Branco e o intérprete Tinga.

Já no Salgueiro,a tendência é de renovação de contrato com seu elenco atual. O casal de mestre-sala e porta-bandeira Sidclei e Marcella Alves estão mantidos,assim como o coreógrafo da comissão de frente,Paulo Pinna,e o carnavalesco Jorge Silveira. Já na Mangueira,que terá eleição em abril,as renovações devem ser anunciadas mais para a frente.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap