Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Hora da verdade: Fluminense e Flamengo botam planejamentos opostos à prova na final do Carioca

2025-03-12 HaiPress

Fluminense e Flamengo disputam jogo de ida da final do Campeonato Carioca — Foto: Editoria de Artes

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 11/03/2025 - 20:53

Flamengo e Fluminense duelam na final do Carioca com estratégias opostas

Flamengo e Fluminense se enfrentam na final do Campeonato Carioca,colocando à prova planejamentos opostos. Enquanto o Flamengo,liderado por Filipe Luís,aposta na intensidade e repetição do time titular,o Fluminense,sob o comando de Mano Menezes,ajustou sua estratégia para recuperar o desempenho após um início de temporada difícil. Problemas de lesões afetam mais o Flamengo,enquanto o Fluminense tem maior minutagem de seus jogadores. A decisão começa nesta quarta-feira no Maracanã.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Mesmo com trajetórias distintas desde o início da temporada,Flamengo e Fluminense se reencontrarão na final do Campeonato Carioca,com primeiro capítulo nesta quarta-feira,às 21h30,no Maracanã,pela quinta vez em seis anos. De um lado,estará um rubro-negro que,com o título da Copa do Brasil em 2024 e o da Supercopa em fevereiro,começou o ano numa lua de mel entre Filipe Luís,jogadores e torcedores. Do outro,um tricolor que,pelo quase rebaixamento no último Campeonato Brasileiro e o começo ruim neste Estadual,viu o técnico Mano Menezes,pressionado logo nos primeiros meses do ano,antecipar o planejamento em relação aos titulares para corrigir a rota e reencontrar o caminho das vitórias e,nas últimas partidas,das boas atuações. Neste cenário,o reflexo é que os atletas tricolores têm,em média,mais minutos em campo do que os rubro-negros em 2025: 568 contra 431.

'Obstáculos estão superados': Marcelo Paz,presidente da LFU,diz que clubes estão prontos para a liga unificadaPermanência próxima: Sem pendências,Flamengo e Pulgar trocam minutas e renovação deve ser assinada depois de finais

Especialistas na área da ciência física apontam que tais números não significam,necessariamente,uma vantagem direta para o rubro-negro no confronto.

— A minutagem não define o desgaste que o atleta teve. Posso colocar um jogador em campo para atuar 30 minutos e substituir alguém que jogou 60,e esse cara,nos 30 minutos,ter uma densidade de participação maior do que o cara que ficou 60. Isso porque ele pode ter sido mais exigido em termos de aplicação tática,de forma de jogar,correr,saltar,dar “sprints” em velocidades acima de 25km/h. O jogo se define em alta intensidade — analisa o fisiologista Altamiro Bottino,coordenador científico do Cuiabá.

Flamengo tem mais lesões

Desde que chegou ao Flamengo,o técnico Filipe Luís preza pela intensidade da equipe dentro de campo e pela repetição do time titular. O treinador acredita que,assim,o corpo dos atletas consegue se adaptar melhor e ficar “mais acostumado” a jogar em alto nível e intensidade elevada por mais minutos. Com isso,o controle de carga é uma forma de pensar no planejamento de cada jogador de uma forma mais longeva. Danilo,Arrascaeta e De La Cruz são três nomes que têm recebido programações específicas junto da comissão técnica e do departamento médico.

Por parte do Fluminense,as principais peças tiveram tratamento oposto durante a primeira fase do Carioca: os atacantes Arias,Canobbio e Cano acumulam uma grande minutagem no período. A única preocupação maior foi com Thiago Silva,pela idade mais avançada em relação aos demais. O defensor,inclusive,perdeu algumas partidas por uma lesão no calcanhar esquerdo. Recuperado,o camisa 3 está confirmado para o clássico de hoje à noite.

Entre os dois,é justamente o Flamengo quem mais tem sofrido com lesões musculares. Ao longo do torneio,o rubro-negro viu Alex Sandro,Juninho,Michael,Everton Cebolinha e Bruno Henrique — os três últimos,estão fora do jogo de hoje — irem ao departamento médico por problemas desse tipo. O Fluminense teve apenas Lima,que vive a expectativa de ser relacionado por Mano Menezes hoje após problema na panturrilha esquerda. Internamente,o rubro-negro entende que as lesões são “naturais” e tem como justificativa o estilo intenso de Filipe Luís neste início de temporada marcado também pelo forte calor.

Na última terça-feira,a Federação deFutebol do Rio confirmou que a partida de volta,também no Maracanã,será no domingo,às 16h.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap