Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

11 dicas de segurança para evitar acidentes na piscina

2025-03-12 IDOPRESS

Crianças que não sabem nadar podem sofrer acidentes na água — Foto: Freepik

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 11/03/2025 - 16:46

"Sobrasa Divulga 11 Dicas Cruciais para Prevenir Afogamentos em Piscinas"

A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) destaca 11 dicas essenciais para evitar acidentes em piscinas,visando reduzir os afogamentos,que ocorrem a cada 90 minutos no Brasil. Recomenda-se o uso de coletes salva-vidas para não nadadores,evitar consumo de álcool antes de nadar e monitorar constantemente crianças,além de aprender primeiros socorros.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Durante os períodos de calor,a piscina é uma saída fácil para se refrescar. Mas,por trás da diversão e de ser uma alternativa que aparenta ser segura,o local apresenta riscos para a vida. No Brasil,de acordo com o boletim mais recente da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa),a cada 90 minutos uma pessoa morre afogada.

Afogamentos e acidentes na piscina podem ser evitados. Veja algumas dicas que garantem a segurança,segundo as recomendações da Sobrasa:

Cuidados para adultos

Confira se a piscina está com a bomba desligada antes de entrar. Caso esteja ligada,não entre na água;Não faça mergulhos “de cabeça” em locais rasos e competições de prender a respiração embaixo da água;Evite ingerir bebidas alcoólicas e alimentos pesados antes do banho de piscina;Incentive o uso de coletes salva-vidas para adultos sem conhecimento de natação; eAprenda primeiros socorros e saiba o que fazer se algo der errado.

Cuidados para ter com crianças

Não permita acesso a piscina para crianças menores de 9 anos que estejam desacompanhadas;Não permita brincadeiras violentas que aumentem o risco de trauma e perda súbita da consciência;Caso precise afastar-se da piscina para pegar qualquer coisa,leve sempre seu filho consigo;Não deixe seu filho sozinho na piscina ainda que ele saiba nadar.Não permita que crianças usem vasilhames de vidro,materiais rígidos ou similares na área da piscina; eIncentive o uso de coletes salva-vidas por crianças menores de 5 anos.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap