Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Verdura, proteína, carboidrato: como a ordem dos alimentos que você consome altera o efeito sobre a saúde e a obesidade

2025-03-12 IDOPRESS

Entenda como a ordem dos alimentos podem ajudar a vencer a balança — Foto: Infoglobo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 11/03/2025 - 15:29

Ordem dos Alimentos Influencia na Saúde e Combate à Obesidade

Especialistas destacam que a ordem dos alimentos consumidos pode impactar significativamente a saúde e ajudar no combate à obesidade. A bioquímica Jessi Inchauspé,em seu livro "A Revolução da Glicose",explica que iniciar as refeições com vegetais,seguidos por proteínas e gorduras,e finalizar com carboidratos e açúcares pode reduzir picos de glicose em até 75%,prevenindo doenças como diabetes e obesidade.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

As pessoas estão cada dia mais conscientes sobre a alimentação e a importância de ter uma dieta saudável; por isso,algumas começam a deixar de lado os alimentos que contêm calorias e açúcares.

No entanto,todo esse esforço pode acabar sendo em vão,pois a comida não está sendo consumida da maneira adequada,e a ordem dos fatores pode,sim,alterar o resultado.

Fonte da juventude? Confira a rotina que uma mulher de 92 anos segue para sentir como se tivesse 50Tabagismo: largar o cigarro apenas com força de vontade é exceção; conheça os métodos eficazes

Jessi Inchauspé é bioquímica e,em seu livro: A Revolução da Glicose,explicou como a forma de se alimentar pode ser mais importante do que os próprios nutrientes.

A ordem é fundamental,pois não apenas equilibra os níveis de açúcar no sangue,mas também ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças como diabetes,transtornos cardiovasculares e renais,neuropatias e até mesmo problemas de visão,segundo a especialista.

— Muitas pessoas estão nessa montanha-russa da glicose,com vontade constantes e cansaço,mas a chave é se libertar disso,e isso pode ser atingido em questão de dias — comentou.

O vinho tinto é uma escolha mais saudável que o vinho branco? Epidemiologistas revelam os riscos de câncer

Após anos de pesquisa,Inchauspé constatou que a maioria da população passa por picos de glicose ao longo do dia devido ao consumo excessivo de açúcar e carboidratos refinados.

Uma das consequências disso é que as pessoas começam a se sentir cansadas,com desejos frequentes por comida,apresentam distúrbios no sono e,a longo prazo,muitos podem correr o risco de desenvolver diabetes ou obesidade.

Por esse motivo,Jessi Inchauspé criou um método baseado em quatro pilares,que são introduzidos gradualmente,um por semana. Além disso,apoiou-se na ciência com dados de vários estudos,como o da Universidade de Cornell,nos Estados Unidos,que demontraram que a ordem de ingestão dos alimentos pode reduzir o pico geral de glicose e o pico de insulina.

Mpox: Ministério da Saúde envia equipe a São Paulo para monitorar 1º caso de nova cepa mais letal no Brasil

— Se você comer os ingredientes da refeição em uma ordem específica,pode reduzir o pico de glicose dessa refeição em até 75%,sem mudar a quantidade do que está comendo nem os alimentos que está ingerindo — detalha.

Assim deve ser a ordem dos alimentos para prevenir doenças

A especialista enfatiza que a ordem em que os alimentos são consumidos tem um grande impacto na glicose e que não é necessário mudar a dieta diária,apenas consumi-los da maneira correta para evitar picos de glicose e insulina.

— A ordem deve ser: primeiro vegetais,depois proteínas e gorduras,e,por último,carboidratos e açúcares — afirma.

O efeito dessa sequência é fundamental para o organismo,devido a todos os benefícios que proporciona,incluindo a redução dos picos de glicose.

Café: consumir a bebida faz o coração disparar? Veja resultados de estudos

— É importante que,antes do almoço ou do jantar,você coma um prato de vegetais,pois eles têm a capacidade de criar uma barreira protetora no seu intestino e reduzir os picos de glicose — explica a bioquímica.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap