Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Dobro da largura da do Brasileirão e 7cm maior que na Premier League, linha do VAR do Carioca pode ser novamente decisiva; entenda

2025-03-12 IDOPRESS

As linhas do VAR traçadas para verificar impedimento no gol de Bruno Henrique sobre o Vasco,na semifinal do Campeonato Carioca — Foto: Reprodução

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 11/03/2025 - 17:23

Mudança no VAR Carioca: Linha de 12 cm gera controvérsias em clássicos

A linha do VAR no Campeonato Carioca 2025,com 12 cm de largura,tem gerado polêmica por diferir dos padrões nacionais e internacionais,como no Brasileirão e Premier League. A medida visa favorecer o ataque e evitar decisões inconclusivas. No clássico Flamengo x Vasco,essa diferença foi crucial na validação de gols,gerando divergências. A Premier League também ampliou suas linhas,mas visa implementar tecnologia semi-automática para maior precisão.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

A linha do VAR do Campeonato Carioca roubou as atenções na segunda partida da semifinal entre Flamengo e Vasco,vencida pelo rubro-negro por 2 a 1. E pode fazer o mesmo nos Fla-Flus que decidirão o torneio,nesta quarta e no próximo domingo. Isso porque o recurso adotado no Estadual do Rio conta com uma particularidade que o diferencia dos demais torneios do Brasil e até do mundo.

Morte de Maradona: Ex-mulher xinga acusada de homicídio,e MP diz que ídolo morreu em 'teatro de horror'Champions: PSV reembolsará torcedores no jogo da volta após goleada para o Arsenal

Uma das principais novidades do Carioca 2025 é a largura maior da linha utilizada pelo VAR para avaliar possíveis impedimentos. Ela mudou dos 6 cm usados até a edição passada para 12 cm. Como a própria Federação de futebol do Rio (Ferj) anunciou no início do ano,o "objetivo é privilegiar o ataque e acabar com imagens inconclusivas,sendo por um ombrinho ou pezinho".

O aumento da linha foi fundamental para a validação do gol de Bruno Henrique,que empatou o jogo para o Flamengo. Ao mesmo tempo,houve muito estranhamento por parte dos vascaínos.

Veja,lado a lado,a linha do VAR usada no Flamengo x Vasco do último sábado e a utilizada na semifinal entre Vasco e Nova Iguaçu,pela edição do ano passado:

À esquerda: as linhas traçadas no Carioca 2025; à direita,as linhas usadas na edição 2024 — Foto: Reprodução

Importante lembrar que o VAR,em qualquer lugar do mundo,traça duas linhas em campo para verificar uma situação de possível impedimento: no jogador de ataque e no de defesa,que poderia dar ou não condição para o adversário. Com elas mais largas,aumenta-se a possibilidade de se sobreporem e,consequentemente,a margem de erro,que pode chegar a uma área de 24 cm.

A linha do Carioca é o dobro da utilizada no Campeonato Brasileiro. E 7 cm mais larga que a da Premier League. O detalhe é que a liga inglesa foi uma das primeiras no mundo a seguir este movimento de tornar as retas mais grossas.

Desde a temporada 2021/22,o árbitro de vídeo da Premier League mantém a largura de 1 pixel (medida usada desde a implementação da tecnologia) na hora de aplicar as linhas sobre os jogadores com o intuito de ser o mais preciso possível. Mas,em seguida,elas são alargadas para 142 pixels cada,o que dá uma expessura de 5 cm. Com isso,a margem de erro passou a ser de 10 cm.

A medida diminuiu a quantidade de gols anulados por irregularidades milimétricas. Mas não cessou as polêmicas. Por isso,a Premier League prometeu,ainda na atual temporada,adotar a tecnologia do impedimento semi automático,já usada na Copa do Mundo e na Liga dos Campeões da Europa. Ela já começou a ser testada nos jogos da Copa da Inglaterra.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap