Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Filhos de 'inseminação caseira' podem ter nome das duas mães na certidão de nascimento

2025-03-13 IDOPRESS

Inseminação caseira tem sido cada vez mais usada por casais de lésbicas — Foto: Alexandre Cassiano

Casais formados por lésbicas que optaram por terem filhos através da chamada inseminação caseira (IC) passaram a ter assegurado o nome das duas mães na certidão de nascimento graças a uma iniciativa pioneira do TJ do Rio de Janeiro.

Ainda durante o período de gestação,elas têm procurado o serviço da Justiça Itinerante para conseguir um alvará judicial a fim de garantir o registro em cartório assim que a criança nasça - uma saída para enfrentar a lacuna existente na legislação,que apesar de não proibir a IC (como ratificou uma decisão recente do STJ),ignora essa nova modalidade de concepção.

“A ideia do alvará surgiu depois de um atendimento no qual as duas mães foram solicitar a alteração do registro para inclusão da companheira,para que constassem as duas mães,responsáveis pelo projeto parental,sendo que compareciam após o nascimento”,disse o juiz André Souza Brito

A inseminação caseira é um procedimento de fecundação realizado sem conjunção carnal e sem o intermédio de um profissional médico,utilizando sêmen doado por um terceiro coletado em frascos descartáveis e inserido com a ajuda de seringas.

A também chamada "autoinseminação" acontece fora de clínicas especializadas,geralmente por casais que não possuem condições financeiras para arcar com os altos custos dos procedimentos médicos de reprodução assistida.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap