Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Vice-presidente dos EUA diz que acordo sobre TikTok sai até 5 de abril

2025-03-15 HaiPress

Acordo 'permitirá a existência de uma empresa TikTok distinta nos EUA',disse Vance — Foto: Ore Huiying para o The New York Times

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 15/03/2025 - 00:04

Acordo sobre TikTok nos EUA pode ser fechado até abril,diz Vance

O vice-presidente dos EUA,J.D. Vance,prevê que um acordo sobre o TikTok seja concluído até 5 de abril,antes da possível proibição do aplicativo no país. Quatro grupos disputam a compra,incluindo nomes como Frank McCourt e Larry Ellison. O acordo visa atender preocupações de segurança nacional e proteger dados dos usuários americanos,assegurando a operação contínua do TikTok nos EUA.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O vice-presidente dos Estados Unidos,disse esperar que o presidente Donald Trump finalize um acordo para manter o TikTok operando no país antes do fim da data-limite para a venda do aplicativo,o dia 5 de abril.

Acordo em breve: Trump afirma que quatro grupos estão na disputa pelo TikTok nos EUAVeja apostas: Com chegada do TikTok Shop ao Brasil,quem perde e quem ganha com o e-commerce da rede social?

– Está quase certo que haverá um acordo de alto nível,que,acredito,atenderá às nossas preocupações de segurança nacional e permitirá a existência de uma empresa TikTok distinta nos EUA – disse Vance,que está ajudando a conduzir as negociações para a venda forçada da plataforma,em entrevista à rede NBC News nesta sexta-feira.

Ele completou:

– Seja por meio de uma extensão (do prazo) u simplesmente garantindo que o acordo atenda às preocupações de segurança nacional,acho que chegaremos a um ponto em que poderemos dizer que o TikTok está operacional,mas de uma forma que protege a privacidade dos dados dos americanos e a segurança nacional dos EUA.

Vance não forneceu detalhes sobre os participantes das negociações para a compra do aplicativo. No domingo,Trump revelou estar em conversas com quatro possíveis compradores do TikTok nos EUA e disse que um acordo poderia ser fechado "em breve",sem nomear os concorrentes ou indicar quem estaria mais perto de fechar a compra.

Mais Sobre TikTok

Trump afirma que quatro grupos estão na disputa pelo TikTok nos EUA

Como largar o vício das compras? Movimento 'Não compre' ganha as redes e já tem milhões de adeptos

O aplicativo,de propriedade da empresa chinesa ByteDance,tem até 5 de abril para fechar um acordo de venda de suas operações nos EUA,sob pena de ser banido do país,conforme uma lei bipartidária aprovada durante o governo Joe Biden.

Os EUA são,de longe,o mercado mais importante para a empresa — a ByteDance opera um serviço similar,o Douyin,na China —,e o TikTok nos EUA foi avaliado em até US$ 50 bilhões no ano passado. No entanto,há ceticismo sobre se a ByteDance ou Pequim aprovariam a venda da operação americana.

Trump já havia tentado banir o TikTok no passado,mas tornou-se um defensor do aplicativo,atribuindo-lhe um papel importante na ampliação do alcance de sua campanha presidencial de 2024 entre os eleitores mais jovens. Ele já prorrogou o prazo para a venda uma vez e indicou estar aberto a fazer isso novamente,mas afirmou acreditar que um acordo é viável.

Vance sugeriu que parte da burocracia pode fazer com que o processo ultrapasse o prazo final,mas disse estar otimista de que não será necessário um novo adiamento:

– Acho que as diretrizes do acordo serão muito claras. A questão é se conseguiremos concluir toda a documentação necessária.

De Apple a Meta: Conheça as sete empresas americanas que fazem parte do ‘clube do trilhão’

Vance ressaltou que a Casa Branca gostaria de “finalizar tudo sem a necessidade de estender o prazo”,acrescentou Vance:

– O acordo em si será muito claro,mas a criação de milhares e milhares de páginas de documentos legais é a única coisa que me preocupa e pode atrasar um pouco.

Os interessados publicamente conhecidos até agora incluem um grupo liderado pelo bilionário Frank McCourt e pelo cofundador do Reddit,Alexis Ohanian; outro grupo liderado pelo empreendedor de tecnologia Jesse Tinsley e pelo influenciador do YouTube MrBeast; e uma oferta de fusão da empresa de inteligência artificial Perplexity AI.

Trump também mencionou o nome de Larry Ellison,fundador da Oracle,que já trabalha com o TikTok no armazenamento de dados dos usuários americanos. Autoridades também avaliaram a possibilidade de Elon Musk,bilionário e conselheiro de Trump,adquirir o TikTok nos EUA. No entanto,Musk,que já é dono da rede social X,afirmou não ter interesse na compra.

Trump declarou que acredita que o governo americano deveria receber uma fatia de 50% na empresa como condição para o acordo.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap