Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Putin e Maduro decidem 'ampliar' cooperação entre Rússia e Venezuela, com foco no setor de energia

2025-03-15 IDOPRESS

Durante uma videoconferência,Putin e Maduro decidiram ampliar cooperação entre Rússia e Venezuela — Foto: MIKHAIL METZEL / AFP

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 14/03/2025 - 19:13

Rússia e Venezuela ampliam cooperação energética após sanções dos EUA

Os presidentes Vladimir Putin e Nicolás Maduro anunciaram a ampliação da cooperação entre Rússia e Venezuela,com foco no setor energético,após os EUA revogarem a licença da Chevron na Venezuela. Putin convidou Maduro para visitar Moscou e celebrar o acordo em maio. A aliança entre os dois países,iniciada sob Hugo Chávez,se fortalece,com apoio mútuo em questões internacionais e energéticas.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Os presidentes Vladimir Putin,da Rússia,e Nicolás Maduro,da Venezuela,anunciaram nesta sexta-feira,durante uma videoconferência,um acordo para “ampliar” a cooperação bilateral em diversas áreas,incluindo o setor de energia. No entanto,não foram divulgados detalhes específicos do pacto.

Menos de US$ 2 por mês: Manifestantes exigem aumento de pensões na Venezuela'Garantia de vida': Putin pede que soldados ucranianos deponham as armas em Kursk após apelo de Trump

O anúncio ocorre poucos dias depois que os Estados Unidos revogaram a licença que permitia a gigante petrolífera americana Chevron operar na Venezuela,apesar das sanções que Washington impôs sobre o país caribenho. Após a revogação,o governo Trump anunciou que revisará também as permissões dadas a outras companhias energéticas,como a francesa Maurel & Prom e a espanhola Repsol.

Em resposta,Putin convidou Maduro a visitar Moscou no dia 9 de maio para aprovar o acordo durante as celebrações do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial.

— Alcançamos o nível de relações estratégicas — celebrou o presidente russo. — Está totalmente acordado o convênio de associação estratégica e cooperação que estabelecerá uma base sólida para ampliar ainda mais os vínculos bilaterais. Ficaria feliz em vê-lo na Rússia nas celebrações de 9 de maio.

Maduro,por sua vez,destacou que o acordo “eleva ao mais alto nível nossas relações em vários campos”,especialmente no setor energético.

— O campo da cooperação energética se fortalece cada vez mais — afirmou o presidente venezuelano.

Número de detentos soltos ultrapassa 2 mil: Venezuela liberta 110 manifestantes presos em protestos contra reeleição de Maduro

Aliança entre Caracas e Moscou

A aliança entre Caracas e Moscou se estreitou durante o governo do falecido Hugo Chávez (1999-2013) e seguiu em expansão sob a liderança de Maduro.

A Venezuela,por exemplo,manifestou apoio à Rússia na guerra contra a Ucrânia,enquanto Moscou está do lado de Maduro em meio aos questionamentos à sua reeleição — não reconhecida por Washington — sobre denúncias de fraude da oposição,que reivindicou a vitória do exilado Edmundo González Urrutia nas eleições presidenciais de 2024.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap