Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Nasa e SpaceX lançam missão Crew-10, que vai resgatar astronautas 'presos' no espaço; veja vídeo

2025-03-15 IDOPRESS

Nasa lança missão que vai resgatar astronautas presos no espaço — Foto: Reprodução/Youtube

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 14/03/2025 - 20:06

Nasa e SpaceX lançam Crew-10 para resgatar astronautas na ISS

A Nasa e a SpaceX lançaram a missão Crew-10 para resgatar os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore,que estão na Estação Espacial Internacional desde junho de 2024 devido a problemas com a cápsula Starliner. A Crew-10,comandada por Anne McClain,permitirá o retorno de Williams e Wilmore à Terra após um adiamento causado por um problema técnico no Falcon 9.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

A Nasa e a SpaceX lançaram na noite desta sexta-feira,às 20h04,a missão Crew-10. A viagem,que poderia ser mais uma missão rotineira de rotação da tripulação da Estação Espacial Internacional,será responsável por resgatar Suni Williams e Butch Wilmore,a dupla de astronautas que está "presa" no espaço desde junho de 2024.

Entenda: 'Rotação de rotina' assume significado incomum e pode resgatar astronautas 'presos' no espaçoApós ordem de Trump: Nasa demite cientista-chefe,autora de relatórios da ONU sobre o clima

Os dois astronautas da Nasa deveriam ter feito uma breve visita à estação espacial,mas a estada,que está prestes a terminar,foi inesperadamente estendida para mais de nove meses.

Segundo comunicado da Nasa,equipes em solo concluíram inspeções do sistema hidráulico de suporte terrestre usado para fixação do braço que suporta o foguete Falcon 9 e limparam com sucesso uma bolsa de ar que pode ter impedido o lançamento na primeira tentativa,na quarta-feira.

— Estou extremamente orgulhoso de nossos engenheiros de solo da Nasa e da SpaceX e equipes de operações conjuntas por identificarem e resolverem rapidamente esse problema — disse Steve Stich,gerente do Programa de Tripulação Comercial da Nasa.

A tripulação da missão SpaceX Crew-10 da NASA para a Estação Espacial Internacional posa para uma foto durante uma sessão de treinamento da nave espacial no Centro Espacial Kennedy,na Flórida — Foto: Divulgação/SpaceX

O que se sabe sobre a missão Crew-10?

A missão foi nomeada Crew-10 porque é a 10ª operação da SpaceX transportando astronautas de e para a Estação Espacial Internacional. A tripulação da Crew-10 inclui quatro astronautas. Anne McClain,da Nasa,é a comandante da Crew-10; Nichole Ayers,também da Nasa,é a piloto; Takuya Onishi é da Jaxa (a agência espacial japonesa),e Kirill Peskov é da Roscosmos (a agência espacial russa).

Suni Williams e Butch Wilmore serão resgatados da estação espacial?

Não exatamente. A espaçonave que trará Williams e Wilmore de volta está acoplada à estação espacial desde setembro do ano passado e poderia ter retornado à Terra a qualquer momento.

Os dois astronautas partiram para a estação espacial em junho de 2024 a bordo da Starliner,uma cápsula construída pela Boeing sob contrato da Nasa. A missão era um voo de teste,mas problemas de propulsão fizeram com que funcionários da Nasa decidissem não utilizar a Starliner para trazer os astronautas de volta.

Em setembro,a Starliner desacoplou da estação espacial,reentrou na atmosfera e pousou no Novo México sem problemas – mas sem nenhum tripulante a bordo.

Atracação da Starliner na ISS — Foto: Divulgação/Nasa

A Nasa,então,precisou encontrar um novo meio de transporte para Williams e Wilmore. A missão Crew-9,que partiu semanas depois do retorno da Starliner,teve dois astronautas removidos da lista para abrir espaço para Williams e Wilmore na cápsula Crew Dragon da SpaceX.

A Crew-9 poderia ter trazido Williams e Wilmore de volta a qualquer momento depois disso,mas isso teria deixado a estação espacial com poucos tripulantes,prejudicando experimentos científicos,operações e manutenção.

A Nasa e a SpaceX poderiam ter acelerado o lançamento da Crew-10 para antecipar o retorno dos astronautas,mas a Nasa decidiu que era melhor mantê-los na equipe da estação espacial e seguir o cronograma original.

Quando Williams e Wilmore voltarão à Terra?

Assim que a Crew-10 chegar à estação espacial,a Crew-9 começará os preparativos para retornar.

As equipes da Crew-9 e da Crew-10 permanecerão juntas na estação espacial por alguns dias. Cerca de quatro dias após o lançamento da Crew-10,Suni Williams,Butch Wilmore,Nick Hague (Nasa) e Alexander Gorbunov (Roscosmos) embarcarão na cápsula Crew Dragon para voltar à Terra.

Os astronautas Barry 'Butch' Wilmore e Sunita Williams voaram a bordo da espaçonave Starliner,da Boeing — Foto: Reprodução/Redes sociais

Caso as condições meteorológicas não sejam favoráveis nas áreas de pouso ao longo da costa da Flórida,a viagem poderá ser adiada novamente.

O que os astronautas disseram sobre o tempo extra no espaço?

Em uma entrevista no mês passado,o apresentador Michael Barbaro,do podcast The Daily,perguntou aos astronautas:

"Se vocês não estão exatamente presos,como descreveriam essa situação?" Wilmore respondeu: "Ótima pergunta. Eu diria que é trabalho. É um prazer maravilhoso. É divertido. É desafiador às vezes,sem dúvida. Mas presos? Não. Isolados? Não. Abandonados? Também não."

Essa foi a terceira missão espacial de Williams,59 anos,e Wilmore,62 anos,e pode ser a última. "Estamos voltando para casa. E isso faz você querer aproveitar cada momento que ainda tem aqui em cima",disse Williams.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap