Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Chuvas intensas castigam diversas regiões da Itália, provocam inundações e obrigam dezenas a deixarem suas casas

2025-03-15 IDOPRESS

Chuvas fortes encheram rios e inundaram ruas — Foto: Federico Scoppa / AFP

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 14/03/2025 - 18:04

Chuvas na Itália: Inundações e riscos fecham pontos turísticos em Florença

Chuvas intensas atingem a Itália,causando inundações e desabrigando moradores. O Rio Arno ameaça transbordar,fechando a Catedral de Santa Maria del Fiore e a Galeria Uffizi em Florença. A primeira-ministra,Giorgia Meloni,garante apoio governamental. Na Toscana,autoridades alertam para cautela. Em Bolonha,deslizamentos preocupam. As chuvas em março já superam a média mensal.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Diversas regiões da Itália enfrentam chuvas intensas e inundações nesta sexta-feira,o que levou as autoridades emitirem um alerta metereológico vermelho. Em Florença,a Catedral de Santa Maria del Fiore e a famosa Galeria Uffizi foram fechadas devido ao risco de enchentes. O Rio Arno,que corta Florença e Pisa,ameaça transbordar e dezenas de moradores precisaram deixar suas casas.

Acusado de matar espécie rara de pato: Itália abre investigação sobre caçada de Donald Trump Jr.Veja: Brasileira presa na Itália por mandar matar marido em 2024 é investigada por assassinato de outro companheiro,em 2011

Em uma publicação no X (antigo Twitter),a primeira-ministra da Itália,afirmou que “o governo está ao lado da população com dificuldades e garantirá toda a ajuda necessária”. O ministro do Interior,Matteo Piantedosi,informou que mais de 500 bombeiros e 175 veículos foram deslocados para ajudar nas operações.

Na Toscana,as províncias de Florença,Prato,Pistoia e Pisa foram impactadas pelas tempestades. A Defesa Civil da região aconselhou a população a "ser extremamente cautelosa e a limitar seus deslocamentos".

Pessoas observam o fluxo do Rio Arno,que ameaça transbordar — Foto: Federico Scoppa / AFP

O presidente da região da Toscana,Eugenio Giani,alertou sobre a gravidade da situação: "Peço a todos os cidadãos que tenham máxima atenção e prudência diante das chuvas intensas e persistentes",escreveu ele em suas redes sociais.

Já a província de Bolonha teve diversos municípios que registraram deslizamentos de terra e inundações. Em San Lazzaro di Savena,por exemplo,pessoas tiveram que deixar suas casas preventivamente de forma urgente.

Mais Sobre Itália

Mercedes-Benz tenta dar a volta por cima e lança sedã elétrico; veja fotos

Órgão clandestino do Itamaraty monitorou 17 mil pessoas na ditadura,revelam pesquisadores

Impacto das inundações

Um vídeo divulgado pelos bombeiros mostra ruas alagadas com veículos submersos,onde o nível da água parece atingir entre 30 e 50 cm.

Segundo Bernardo Gozzini,do serviço meteorológico toscano Consorzio Lamma,a intensidade das chuvas registradas é alarmante.

'Não perdeu seu senso de humor': Premier da Itália visita Papa Francisco no hospital e diz que ele estava 'alerta'

— Em Florença,no mês de março,temos habitualmente 70 mm de precipitação total. Na prática,é como se um mês de chuva tivesse caído em seis horas — disse ele ao jornal Il Corriere della Sera.

A situação também preocupa a região vizinha de Emilia-Romagna,que sofreu inundações devastadoras em maio de 2023,deixando 17 mortos. Desta vez,no entanto,as autoridades afirmam que os rios estão sob controle.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap