Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Análise: Flamengo repete soberania em novo título carioca, mas corrige rota para não cometer mesmos erros do ano passado

2025-03-17 IDOPRESS

Jogadores do Flamengo comemoram o bicampeonato estadual — Foto: Adriano Fontes/ Flamengo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 17/03/2025 - 00:39

Flamengo conquista 39º título estadual e leva a taça Zico no Maracanã

O Flamengo conquistou seu 39º título estadual ao empatar com o Fluminense no Maracanã,garantindo a taça Zico. Sob o comando de Filipe Luís,o time manteve regularidade e superioridade,mesmo com desfalques,graças a um planejamento eficaz de dosagem de minutos. O Flamengo soube adaptar seu estilo,visando longevidade e sucesso em competições futuras,enquanto o Fluminense mostrou potencial,mas precisa corrigir estratégias para o Brasileirão.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

No ano em que o troféu do Campeonato Carioca recebeu o nome do maior ídolo do Flamengo,o rubro-negro não quis dar oportunidade aos adversários. Em mais um clássico em que foi superior,o time treinado por Filipe Luís empatou em 0 a 0 com o Fluminense no Maracanã e,como havia vencido a primeira partida,ficou com a taça batizada de Zico. Pelo segundo ano consecutivo,deu Flamengo no Rio. Foi o 39º título estadual da história do clube.

Se um desavisado assistisse ao Fla-Flu de ontem,ele poderia pensar que o tricolor tinha a vantagem do empate e o rubro-negro precisava da vitória para sair com o título carioca. A dominância imposta pelo Flamengo em pelo menos 135 minutos dos 180 da decisão — sendo 90 deles na partida de ontem — foi uma boa amostra do que o time apresentou durante toda a competição desde que passou a utilizar os principais jogadores. Foram 11 partidas,com nove vitórias e dois empates,estes justamente contra o Fluminense. Time que mais tem dado trabalho ao rubro-negro nos últimos anos,dessa vez o tricolor não conseguiu encontrar meios para superar o poderio que o rival possui em termos de elenco,e praticamente não levou perigo ao gol de Rossi.

O rubro-negro chegou a marcar e comemorar gols de Plata e Michael,anulados pelo VAR já perto do fim.

O Flamengo comemora o fato de ter conseguido conquistar o título com tamanha regularidade e superioridade ao mesmo tempo em que colocou em prática o planejamento de dosar a minutagem do elenco para não repetir o mesmo erro da temporada passada,quando também conquistou o Carioca com sobras,mas viu o fôlego dos atletas acabar em meio aos principais desafios da Libertadores e do Brasileirão.

Versatilidade

Neste ano,a intenção foi manter a intensidade e o estilo de jogo ofensivo,mas sem prejudicar a longevidade dos principais jogadores. Uma tarefa complicada,mas que foi concluída com êxito por Filipe Luís e seus comandados.

— O Carioca é um campeonato tradicional,histórico. Tem um charme. E o Flamengo entra para vencer qualquer torneio que dispute. Nós conseguimos dar minutos para todos,usar o estadual como uma pré-temporada. Não é fácil ser campeão. Mas esses jogadores têm uma ambição muito grande. Esse grupo tem muita fome. E você vê isso dentro de campo — valorizou Filipe Luís.

Dentro de campo,um dos melhores legados que o Carioca deixa para o Flamengo é a prova da versatilidade desta equipe. Mesmo com diversos desfalques ao longo do torneio,o rubro-negro soube encontrar novas formas de jogar e criar. No Brasileirão,quando terá o retorno de nomes importantes,principalmente do artilheiro Pedro,a expectativa é de que a equipe alcance o auge técnico e tático.

Apesar do vice,o Fluminense finaliza o Carioca com a moral mais elevada do que quando iniciou a temporada. Junto de Arias,já consolidado como o principal destaque desta equipe,nomes como Cano — com dez gols em 14 jogos,o argentino já superou os sete que marcou na temporada passada — e Canobbio fizeram o rendimento do time melhorar com o andamento da competição.

Para o Brasileirão,o tricolor precisará corrigir algumas deficiências,tanto no time titular quanto em algumas estratégias de jogo. No clássico de ontem,a sensação foi de que a equipe não sabia o que fazer com a bola quando a tinha. Melhor para o Flamengo,que acrescentou mais um troféu para sua galeria. E uma com um nome especial.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap