Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Da animação ao doc, cinema feminino é destaque no CCBB com o Festival Femina 2025

2025-03-17 IDOPRESS

Três verões: filme de Sandra Kogut com Regina Casé — Foto: Divulgação

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 16/03/2025 - 14:14

Festival Femina destaca diversidade no cinema com Sandra Kogut

O Festival Internacional de Cinema Feminino,Femina,inaugura sua 15ª edição no CCBB do Rio,destacando filmes dirigidos por mulheres e pessoas LGBTQIAP+. De 19 a 24 de fevereiro,a programação inclui obras de diversos países e homenageia a cineasta Sandra Kogut. O evento promove discussões sobre a representatividade e diversidade no cinema,com exibições,seminários e cursos disponíveis.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Filmes franceses,turcos,alemães,colombianos e brasileiros — todos dirigidos por mulheres,cisgênero ou trans,ou pessoas não binárias — dominam a programação do Cinema 1,no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio a partir de quarta-feira,no Festival Internacional de Cinema Feminino,o Femina. Em sua 15ª edição,o evento,que acontece até o dia 24,promove e discute a contribuição de mulheres e da população LGBTQIAP+ no mercado cinematográfico. Além da exibição de filmes,há seminários,encontros e cursos.

'Adolescência': Série da Netflix é inspirada em história real? Entenda'Ainda estou aqui': Marcelo Rubens Paiva afirma que Gilberto Gil acolheu sua irmã em Londres,como diz o filme

—Conforme as mulheres e as pessoas LGBTQIAP+ vão conquistando mais espaços e visibilidade,seu cinema se torna mais plural em termos de gêneros cinematográficos,estilos,formatos,temáticas,e as protagonistas também se tornam mais diversas — diz Paula Alves,uma das organizadoras do evento.

Entre os destaques internacionais do festival está a exibição de “A cadela”,curta de animação da colombiana Carla Melo sobre uma menina-pássaro que deixa para trás a mãe dominadora e sua fiel cachorrinha para explorar a própria sexualidade. Na leva nacional,está programada a estreia do documentário “Abre alas”,da mineira Ursula Rösele,centrado nas histórias de sete mulheres,entre 53 e 85 anos.

Realizado desde 2004,este ano o festival celebra a obra da cineasta Sandra Kogut. A homenagem tem um simbolismo especial para a diretora. O filme escolhido para ser exibido no dia 24 é “Três verões”,que teria estreado em circuito comercial há exatos cinco anos,não fosse um evento que abalou o mundo.

— O lançamento de “Três verões” seria em 19 de março de 2020,ou seja,a pandemia foi declarada uma semana antes — diz Sandra. — A gente teve que suspender tudo,e o filme não pode fazer aquele trajeto natural.

Paula enfatiza o perfil da diretora:

— Sandra tem uma característica que poucos têm: o talento para transitar entre diferentes gêneros e formatos. É excelente documentarista,com olhar atento às questões contemporâneas. Da mesma forma,é talentosa na ficção,oferecendo ao público perspectivas pouco usuais sobre os problemas da sociedade brasileira ou da alma humana.

A programação completa está no site feminafest.com.br.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap