Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Carlos Malta & Pife Muderno lançam álbum com músicas de Edu Lobo em show no Rio

2025-03-19 HaiPress

Carlos Malta e Pife Muderno: Atrás,da esq. para a dir.,Bernardo Aguiar,Marcos Suzano,Fofo Black (que substituiu o baterista Oscar Bolão,morto por Covid-19),Durval Pereira e,na frente,Carlos Malta e Andrea Ernest Dias — Foto: Divulgação/Maria Mazzillo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 18/03/2025 - 18:59

Carlos Malta & Pife Muderno homenageiam Edu Lobo em novo álbum

Carlos Malta & Pife Muderno lançam "Edu Pife",um álbum dedicado à obra de Edu Lobo,com 13 faixas,incluindo canções de "O grande circo místico". O grupo,que celebra 30 anos em 2024,se apresenta no Teatro Rival,no Rio. Edu Lobo participa com vocalizes,enquanto Hermeto Pascoal contribui com sua criatividade única. O álbum reflete a sonoridade brasileira com flautas e percussão,destacando a influência de Edu Lobo na carreira de Malta.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

No histórico festival de 1967,a família de Carlos Malta se dividia entre as músicas concorrentes,como “Domingo no parque” (Gilberto Gil),“Roda viva” (Chico Buarque) e “Alegria,alegria” (Caetano Veloso). O menino de apenas 7 anos disse: “Quem vai ganhar é o ‘Ponteio’.” Acertou. A canção de Edu Lobo e Capinan,interpretada por Edu e Marília Medalha,marcou para sempre a vida de Malta.

Exposição no Palácio: dois homens são condenados pelo roubo de vaso sanitário de ouro avaliado em R$ 20,6 milhões,na InglaterraAurelio Martinez: saiba quem era o músico e político que está entre mortos em queda de avião em Honduras

Ele incluiu “Ponteio” no primeiro disco de seu grupo Carlos Malta & Pife Muderno. Agora,para celebrar os 30 anos do conjunto (completados em 2024),o flautista e saxofonista dedica um álbum inteiro à obra de Edu Lobo. “Edu pife” reúne 13 temas em 12 faixas.

— Na adolescência,eu praticava ouvindo os discos do Edu,com o Danilo Caymmi tocando. Ganhei intimidade com essa música — conta Malta,que sempre considerou as composições de Edu (a quem chama de “mestre e timoneiro”) muito “pifemudernizáveis”,como diz. — O nosso combo é altamente brasileiro,com flautas e percussão,trazendo o batuque afro,as músicas dos povos originários e o tratamento jazzístico que permeia o nosso som.

Grandes nomes

O grupo tem dois grandes nomes do sopro brasileiro (Malta e Andrea Ernest Dias),que tocam pífanos (flautas de som bem agudo tradicionais no Nordeste) e outros instrumentos,três percussionistas (Marcos Suzano,Bernardo Aguiar e Durval Pereira) e um baterista (Fofo Black). Sem Suzano,que estará em São Paulo,o conjunto lançará o álbum nesta quarta-feira (19),às 19h30,no Teatro Rival,na Cinelândia,Centro do Rio.

Edu acompanhou todo o projeto e participou fazendo vocalizes em três faixas: “Zanzibar”,“Casa forte” e “Água forte”.

— Desde que ouvi o Pife Muderno pela primeira vez,fiquei encantado com a ideia do Malta,desenvolvendo o som da Banda de Pífanos de Caruaru com a utilização de flautas diversas,com a Andrea e os quatro percussionistas,criando um modo brasileiro e altamente moderno — exalta Edu. — Eu sempre disse que,com um bom planejamento,eles deviam cruzar o mundo inteiro fazendo apresentações. São projetos como esse que precisam ser feitos para o bem de todos que,como eu,vivem a paixão pela música.

O compositor Edu Lobo,cuja obra é tema de novo álbum de Carlos Malta e Pife Muderno — Foto: Divulgação/Nana Moraes

Portugal,França etc.

O sexteto esteve na China em 2011,o que resultou num disco lançado em 2014,para marcar os 20 anos de estrada. Neste ano,há apresentações marcadas em Portugal e França em julho e na República Tcheca em agosto.

Além de Edu,participam do novo álbum o cantor Matu Miranda (vocalizes em três faixas),o violoncelista Jaques Morelenbaum (em “Repente”) e Hermeto Pascoal — com quem Malta tocou por 12 anos — em “Vento bravo” e “Casa forte”.

— Nós preparamos o piano para o Hermeto — conta Malta. — Quando chegou,ele disse: “Muito óbvio.” Pegou um copo e fez sons dentro dele com a boca em “Vento bravo”.

Hermeto,então integrante do Quarteto Novo,tocou flauta no festival de 1967,acompanhando Edu em “Ponteio”.

'Mãe Solteira': Fiuk,MC Davi,J.Eskine e G15 brigam por causa de música; entenda

Malta descobriu o pífano aos 12 anos,ouvindo a Orquestra de Pífanos de Caruaru tocar “Pipoca moderna”,de Caetano,na abertura do disco “Expresso 2222”,de Gil.

— Aí me interessei por Quinteto Violado,Orquestra Armorial,Banda de Pau e Corda e Zé da Flauta tocando com Alceu Valença — diz.

A ideia de um grupo marcado por essa sonoridade surgiu por um infeliz acaso. Ele teve quase todos os seus instrumentos roubados no próprio apartamento.

— Só sobraram os pífanos. Então,pensei: “Vou fazer uma banda de pífanos” — recorda. — Quis montar uma banda que não tivesse piano,baixo e violão. Acabei montando duas: Pife Muderno e Coreto Urbano.

O repertório de “Edu Pife” tem a “Abertura do circo” e outras duas composições da trilha de “O grande circo místico”: “A história de Lily Braun” (“Demos um molho de xote,tiramos do cabaré e botamos no forró”,diz Malta) e “Na carreira” (“em ritmo de galope”). Entre as outras estão “Uma vez um caso”,“Viola fora de moda”,“Lero lero”,“Bate boca” e “Frevo diabo”.

Próxima data

Carlos Malta & Pife Muderno vem de quatro suítes com músicas de Gil,lançadas em 2022. O baterista Oscar Bolão,que morreu em fevereiro daquele ano vítima de Covid-19,participou das gravações,mas não pôde vê-las prontas. Ele foi substituído no grupo pelo maranhense Fofo Black.

O próximo show será em 11 de abril no Teatro Cesgranrio,no Rio Comprido. No desta quarta,também haverá homenagem a Elis Regina,que teria completado 80 anos na segunda (17). O conjunto tocará três músicas de Edu que fizeram sucesso na voz dela: “Upa,neguinho”,“Reza” e “Arrastão”. Malta já gravou dois álbuns com o repertório de Elis: “Pimenta” e “Pimentinha sessions”.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap