Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Teleférico em São Paulo? Polêmico na campanha, modal agora é sugerido por vereadores da direita à esquerda

2025-03-19 IDOPRESS

Câmara Municipal de São Paulo — Foto: Richard Lourenço / Rede Câmara

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 18/03/2025 - 12:30

Vereadores de São Paulo Apoiam Teleféricos para Melhorar Mobilidade

A ideia de implementar teleféricos em São Paulo,proposta polêmica na campanha eleitoral,ganha força entre vereadores de diferentes partidos. Sandra Santana (MDB) sugere o modal na Brasilândia e Nabil Bonduki (PT) defende-o para ligar a favela do Jaguaré à estação Jaguaré - Villa Lobos. A proposta,inspirada em experiências internacionais,visa melhorar a mobilidade em áreas de difícil acesso,apesar das críticas ao custo-benefício.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Durante a campanha eleitoral em São Paulo,uma das propostas mais repetidas por Pablo Marçal (PRTB) para resolver os problemas de mobilidade urbana foi a implementação de teleféricos na cidade como alternativa para o trânsito e problemas nos transportes tradicionais como ônibus e metrô. Seus adversários se posicionaram contra a proposta,mas passada a eleição,a ideia voltou a ser aventada por alguns parlamentares — e parece não ter bandeira ideológica.

Leia também: Plano hidroviário de São Paulo prevê transporte de cargas e passageiros,ecoparques e iniciativas de esporte nos rios Pinheiros e TietêLeia também: Justiça autoriza Prefeitura de SP a demolir o 'Caveirão'; entenda os riscos e o que acontece agora

Aliada do prefeito Ricardo Nunes (MDB),a vereadora do MDB Sandra Santana apresentou um projeto de lei para incluir o teleférico como modal de transporte público em São Paulo,e apontou que especialmente a região da Brasilândia,na Zona Noroeste,poderia ser beneficiada por conta dos morros da região. Ela argumentou que começou a estudar a ideia em 2023 e que o projeto é "bem diferente" do que propunha Marçal. No próximo mês,ela deve se reunir com o prefeito para tratar sobre o assunto,mas disse que em conversas iniciais Nunes se mostrou receptivo à ideia.

— Se aprovado o PL e após apresentados os estudos,seria ideal começasse que pela Brasilândia,mas ele serve para todas as áreas periféricas e poderia beneficiar a população que mora em regiões de difícil acesso. O que o Pablo Marçal apresentava faria ligações com rodovias,uma coisa diferente,na época da eleição eu nem quis trazer isso à tona,mas nosso projeto é mais pé no chão,estamos estudando com uma equipe técnica — explicou a vereadora ao GLOBO,destacando que visitou o modal em Medellín,na Colômbia,que poderia ser usado como exemplo.

O projeto foi protocolado em janeiro,mas ainda não teve andamento porque a Câmara Municipal ainda está não instalou as comissões,o que só deve ocorrer após o Carnaval. Quando elas forem definidas,a parlamentar deve trabalhar para conseguir apoio ao PL e articular para que o presidente Ricardo Teixeira (União) paute o tema. A proposta foi inspirada em um projeto do próprio prefeito quando ele era vereador,o que incluiu o transporte aquático como meio de transporte na cidade — o que só saiu do papel no ano passado,com a inauguração do ônibus hidroviário na represa Billings.

Na oposição,o vereador Nabil Bonduki (PT),que também é arquiteto e urbanista,também trouxe à tona o tema do teleférico,mas com uma ideia diferente. Bonduki propõe a implementação desse tipo de transporte para ligar a favela do Jaguaré até a estação Jaguaré - Villa Lobos,da Linha 9 (Esmeralda),na Zona Oeste. Ele diz que o modal é adequado para fazer deslocamentos curtos,mas que são difíceis de serem feitos a pé.

— Um dos maiores problemas do nosso sistema de mobilidade por transporte público é que os sistemas de alimentação são muito ruins,e a gente pode ter um excelente sistema de trem e metrô,mas quando chega na ponta é difícil de chegar até onde você quer ir. Ali tem o rio,o fato de que você tem um morro e nenhuma conexão entre a estação de trem e a favela,o teleférico seria uma solução de três minutos que você conectaria a estação até o ponto mais alto da favela.

É uma solução boa para este caso,existem outros casos onde isso poderia ser utilizado,como no Real Parque (Zona Sul) — explica.

Não é a primeira vez que o teleférico vira pauta na Câmara Municipal,e Marçal não foi o primeiro a propor o modal na capital. Ainda em 2013,o vereador Jair Tatto (PT) tentou emplacar um teleférico que ligaria a região do Jardim Vera Cruz até a Capela do Socorro,bairros na Zona Sul de São Paulo. O projeto nunca avançou muito,mas agora a bancada do PT pediu o desarquivamento da proposta,o que já foi deferido pelo presidente,o que abre porta para o tema voltar a ser discutido nesta legislatura.

Na Zona Noroeste,por conta da geografia da área,o modal é debatido em conselhos participativos há alguns anos,e grupos que atuam na região pedem um estudo para um teleférico que ligaria o Pico do Jaraguá até o Morro Doce. Entretanto,não há nenhum projeto oficial sobre tema em andamento no momento.

Nunes,na época da eleição,chamou a ideia de cinturão de teleféricos sugerida por Marçal de “mirabolante”. Sua avaliação era de que o custo do modal seria muito alto para o número baixo de passageiros que esse tipo de sistema consegue transportar,em comparação a um corredor de ônibus ou linha de metrô.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

SOUEAST returns to Dubai Fashion Week as official automotive partner, redefining aesthetics of mobility

CGTN: How China delivers resilient, robust and high-quality economic growth

CYCJET: Fabricante de equipamentos de marcação e codificação profundamente enraizado no mercado latino-americano.

CGTN: How China, ROK deepen strategic cooperation as leaders meet in Beijing

SOUEAST Shines at the Riyadh Motor Show, Strengthens Saudi Arabia Foothold with Full-Service Offerings

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap