Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Depois de ameaçar fechar STF, Eduardo Bolsonaro posa de perseguido político

2025-03-19 IDOPRESS

O deputado Eduardo Bolsonaro na Comissão de Direitos Humanos da Câmara,em 2023 — Foto: Cristiano Mariz

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 18/03/2025 - 21:55

Eduardo Bolsonaro nos EUA: licença da Câmara e críticas ao Brasil

Eduardo Bolsonaro,filho do ex-presidente Jair Bolsonaro,está nos EUA após anunciar uma licença da Câmara sem data de retorno. O deputado,que já ameaçou fechar o STF,agora se diz perseguido político,criticando instituições brasileiras e defendendo o pai,que enfrenta acusações. Sua saída ocorre em meio a investigações e um cenário político desfavorável para a família Bolsonaro,que perdeu força de mobilização no Brasil.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Eduardo Bolsonaro trocou o trabalho em Brasília por uma temporada de férias nos Estados Unidos. O Zero Três informou que pediu licença da Câmara. Partiu sem marcar data para voltar ao batente.

O anúncio causou surpresa até no PL. O deputado estava em campanha para presidir a Comissão de Relações Exteriores. Queria usá-la como tribuna para defender o pai,prestes a virar réu por tentativa de golpe.

Ameaça explícita: Em 2018,Eduardo Bolsonaro falou em fechar STFÀ moda saudita: Bolsonaro tentou dar embaixada ao filho

Há três semanas,deputados do PT pediram a apreensão do passaporte de Eduardo. Alegaram que ele tentava usar seus contatos nos EUA para obstruir investigações e interferir em instituições brasileiras.

No vídeo divulgado ontem,o Zero Três indicou que os adversários tinham razão. Ele voltou a atacar a Polícia Federal,chamou integrantes do Supremo de “psicopatas” e avisou que sua nova “meta de vida” é retaliar o ministro Alexandre de Moraes. Mais tarde,escancarou suas intenções ao dizer que “a solução vai vir aqui dos EUA para resgatar nossas liberdades no Brasil”.

O filho de Jair Bolsonaro sempre tentou ser notado pela extrema direita americana. Quando o pai estava no poder,fez lobby para virar embaixador em Washington. A nomeação não saiu,mas ele conseguiu se aproximar de figuras como o ideólogo Steve Bannon.

Desde o início do ano,Eduardo viajou quatro vezes para os EUA. Descolou um convite para a posse de Trump e um comunicado do Departamento de Estado com críticas a decisões do Supremo que impuseram multas e bloqueios à rede X,de Elon Musk.

O comício do último domingo mostrou que a família Bolsonaro perdeu capacidade de mobilização. O ex-presidente havia prometido reunir um milhão de seguidores em Copacabana. Só juntou 18 mil,segundo medição de pesquisadores da USP. O fiasco complicou o plano de emparedar o Congresso para aprovar uma anistia aos golpistas. Isso ajuda a entender o factoide do exílio voluntário nos EUA.

Quando o clã estava por cima,o Bananinha ameaçava chamar um soldado e um cabo para fechar o Supremo. Agora que o pai se vê em apuros,ele tenta posar de perseguido político.

Ataque à China: Eduardo fabricou crise diplomática na pandemiaAo lado de Milei: Bananinha se vende como Plano B de Bolsonaro

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap