Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Último dia do verão: Centro-Oeste e Sudeste serão afetados por tempestade nesta quarta; confira a previsão

2025-03-19 IDOPRESS

Tempo nublado em São Paulo — Foto: Maria Isabel Oliveira

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 18/03/2025 - 20:18

Tempestades ameaçam Centro-Oeste e Sudeste no fim do verão

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para tempestades no Centro-Oeste e Sudeste no último dia do verão,com riscos de alagamentos e deslizamentos. O Norte e Nordeste também enfrentarão chuvas intensas. Uma frente fria no oceano provoca ventanias e possibilidade de granizo. Alertas de "Perigo Potencial" e "Perigo" são emitidos,com destaque para impactos em energia e infraestrutura.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Está chegando o fim do verão. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que no último dia da estação,esta quarta-feira,o Centro-Oeste e Sudeste serão afetadas por tempestades. Além destas regiões,Norte e Nordeste também terão instabilidade com chuvas intensas. A expectativa é que o restante de março mantenha o padrão dos primeiros 15 dias,com calor no Sudeste e chuvas intensas no Norte e Nordeste.

Frente fria traz risco de alagamentos e deslizamentos no Sul; veja a previsão em SP,Rio e BHQuando começa o outono em 2025? Veja as datas das estações do ano

— Há uma frente que pegou força. Ela está no oceano,em um centro de baixa pressão. Ela forma chuvas para a região Sudeste. A precipitação vem com as características de trovoadas e rajadas de vento,podendo ter até queda de granizo — explicou a meteorologista Andrea Ramos ao GLOBO.

De acordo com o aviso do Inmet,a tendência é de "Perigo Potencial". O alerta na coloração amarela cobre parte do Centro-Oeste e Sudeste. Com isso,as regiões devem ter chuva entre 20 e 30 mm/h ventos intensos (40-60 km/h),e queda de granizo. Além disso,haverá baixo risco de corte de energia elétrica,estragos em plantações,queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Inmet lançou três alertas no mapa para esta quarta-feira — Foto: Reprodução/Inmet

Há outros dois alertas no mapa de chuvas intensas. Um deles,na cor laranja,de "Perigo",indica que deve chover entre 30 e 60 mm/h,ventos de até 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica,queda de galhos de árvores,alagamentos e de descargas elétricas. Este é exclusivo da região Nordeste.

Já o outro,de "Perigo Potencial",encobre parte do Norte,Nordeste,Centro-Oeste e Sudeste. Suas características são: chuva de até 50 mm/dia,ventos intensos entre 40 e 60 km/h.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap