Forças rebeldes houthi em Sanaa,capital do Iêmen — Foto: Tyler Hicks/The New York Times
GERADO EM: 18/03/2025 - 23:36
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Apoiados pelo Irã,rebeldes huthis do Iêmen reivindicaram nesta quarta-feira a autoria do quarto ataque em 72 horas contra navios militares dos Estados Unidos no Mar Vermelho.
Retomada da guerra em Gaza foi 'totalmente coordenada' com os EUA,diz porta-voz israelense
Um porta-voz militar dos huthis publicou no aplicativo Telegram que a operação incluiu "mísseis de cruzeiro e drones contra o porta-aviões USS Harry Truman e navios militares inimigos".
Trump lança operação militar contra Houthis no Iêmen e envia recado ao Irã em meio a pressão sobre programa nuclearQuem são os houthis? Conheça grupo do Iêmen que apoia e faz ataques a Israel
Os rebeldes "detectaram movimentos militares hostis no Mar Vermelho com a intenção de lançar um ataque aéreo em larga escala contra o nosso país",afirmou o porta-voz. Em resposta,foram disparados mísseis e aviões não tripulados contra o porta-aviões e outros navios,"o que permitiu frustrar e derrotar esse ataque". As forças americanas não reagiram à declaração.
Desde o início do conflito na Faixa de Gaza,em outubro de 2023,rebeldes iemenitas realizam ataques com mísseis contra Israel e navios americanos e britânicos,em solidariedade aos palestinos.
Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.
© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa Contate-nos SiteMap