Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Outono: estação do céu mais azul começa nesta quinta; veja previsão para os próximos meses em todo país

2025-03-20 IDOPRESS

Rio tem dias de calorão em pleno outono — Foto: Domingos Peixoto/Agência O Globo/Arquivo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 19/03/2025 - 20:42

Outono de 2025: Clima Ameno e Céu Claro com Possibilidade de Geadas

O outono de 2025,que começa nesta quinta-feira e vai até 20 de junho,promete céu claro e temperaturas amenas devido à neutralidade dos fenômenos El Niño e La Niña. A meteorologista Andrea Ramos prevê um clima de transição com menos chuvas e temperaturas em queda,especialmente no Sul,Sudeste e Centro-Oeste. A estação será marcada por ventos mais fortes e noites mais longas,com possibilidade de geadas e até neve nas regiões serranas do Sul.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

A partir de uma tendência de neutralidade dos efeitos do El Niño e da La Niña para o próximo trimestre,os indicadores apontam que o outono de 2025 vai manter suas características tradicionais,prevê a metereologista Andrea Ramos. Período de transição entre o verão quente e úmido para o inverno frio e seco,a estação costuma ser marcada pela queda gradual das temperaturas e das chuvas.

Temporais e calorão:saiba como fica a previsão do tempo na última semana do verãoLeia mais: Após 'amanhecer avermelhado',Rio fica encoberto por nebulosidade; veja imagens

Com a possibilidade de influência reduzida dos fenômenos,a promessas para o outono deste ano não fogem de um céu do azul mais azul de todos e do revelar,com sua luz suave,mil e um tons negados pelas outras estações. O seu início está previsto para esta quinta-feira,às 6h02 (horário de Brasília),e se estenderá até 20 de junho.

Nesta época,em especial nas regiões Sul,Sudeste e Centro-Oeste,massas de ar de características polares e frias inibem a formação de nuvens,funcionando como um tampão,explicam especialistas. Há,inclusive,um termo que se chama "céu de brigadeiro",sem qualquer nebulosidade no horizonte,para denominar essa condição.

Confira a previsão para o outono de 2025

O início do outono costuma manter as características da estação anterior,o verão,e a partir de maio começa a adquirir as da próxima,o inverno. Ou seja,as últimas semanas de março e todo o mês de abril ainda apresentam chuvas significativas,que diminui em maio,principalmente no Centro-Oeste,semiárido nordestino e Sudeste,a partir da queda da umidade vinda da Amazônia,diz Andrea.

— Há uma redução gradual das temperaturas,que se tornam mais amenas,e da umidade,resultando em um clima mais seco. Os ventos também começam a soprar com mais força,em especial nas regiões costeiras,e as noites ficam mais longas,pois a radiação solar diminui e os dias ficam mais curtos — afirma a especialista.

Para o Norte do país,com atenção para o Amapá e o Pará,o período mais chuvoso também persiste até maio,quando as chuvas reduzem devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Isso vai reverberar ainda no Nordeste,do Maranhão ao Rio Grande do Norte.

Clima Extremo: Dezenas de habitantes são retirados de região italiana da Toscana devido a inundações

A queda dos termômetros será mais sentida na região Sul e partes do Sudeste e do Centro-Oeste,onde há incursões de massas de ar frio que provocam baixas temperaturas e geadas. Acre,Rondônia,Sul do Amazonas e Pará também podem embarcar nessa onda de diminuição do calor,aponta Andrea,por um fenômeno conhecido como "Friagem".

As geadas,por sua vez,são mais comuns nas regiões serranas entre o Rio Grande do Sul,Santa Catarina,sul de Mato Grosso do Sul e na Serra da Mantiqueira entre São Paulo e Minas Gerais. Há a perspectiva de episódios de neve nas serras e nos planaltos do Sul.

Quanto as chuvas,saem as "de verão" e entram as causadas por frentes frias e ciclones. Elas partem do Sul e podem atuar até em partes do Sudeste e Centro-Oeste,provocando ventos intensos,mar agitado com ressaca e perigo para a navegação.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap