Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Apelo de Michelle Bolsonaro a Fux aumenta mal-estar com colegas do STF

2025-04-08 HaiPress

Michelle discursa em ato pró-anistia do 8 de Janeiro,junto a Bolsonaro (a partir da esquerda),Carlos,Flávio e Jair Renan — Foto: Miguel Schincariol/AFP/06-04-2025

O apelo feito por Michelle Bolsonaro diretamente ao ministro Luiz Fux pela anistia aos condenados do 8 de janeiro,durante o ato na Avenida Paulista,azedou ainda mais o clima do magistrado com seus colegas do Supremo Tribunal federal (STF).

Mourão sai em defesa de generais e chama Malafaia de “falastrão”A reação do STF ao discurso de Tarcísio de Freitas no ato pró-anistia em SP

Ministros avaliam que Fux “deu munição” para a ex-primeira-dama pedir sua intervenção,ao avaliar que as penas para os envolvidos nos atos golpistas seriam exageradas,durante o julgamento de Jair Bolsonaro no tribunal,no mês passado.

— Luiz Fux,eu sei que o senhor é um juiz de carreira e o senhor não vai jogar o seu nome na lama — disse Michelle na Avenida Paulista, citando o caso de uma idosa que está entre os réus do 8 de janeiro,além de Cleriston Pereira da Cunha,que foi preso por ter participado dos atos golpistas e morreu enquanto esperava seu julgamento.

Um dos motivos de irritação entre os integrantes do Supremo é que,até então,Fux vinha acompanhando o relator dos casos, Alexandre de Moraes,em praticamente todas as 500 condenações proferidas sobre o 8 de janeiro.

Ministros do STF criticam Fux por ter adotado uma nova posição sobre as penas justamente em meio ao julgamento de Bolsonaro,que estava sendo transmitido ao vivo por vários canais de TV.

Na ocasião,o magistrado afirmou que os integrantes da corte julgaram os casos do 8 de janeiro “sob violenta emoção” e comunicou a Alexandre de Moraes que iria rever a pena da cabeleireira Débora Rodrigues. Ela ficou conhecida por ter pixado de batom a estátua em frente ao Supremo. Seu caso passou a ser explorado politicamente por Bolsonaro e seus aliados para defender a anistia.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Morte do Papa Francisco mobilizou mais de 1 milhão de comentários de brasileiros nas redes

Lucro da Tesla cai 71% no 1º trimestre, com demanda por carros afetada por 'mudanças no sentimento político', diz Musk

Quem ganha o BBB 25 hoje? Parcial da enquete atualizada agora aponta brother disparado na votação. Confira a porcentagem

Artigo: Adeus, Papa Francisco

Críticas a anistia, celular lacrado e Moraes no foco das defesas: entenda o julgamento da trama golpista no STF em cinco pontos

Rússia condiciona fim do avanço na Ucrânia a reconhecimento de anexação da Crimeia pelos EUA, diz jornal

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap