Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Bolsas asiáticas caem com a entrada em vigor de novas tarifas de Trump

2025-04-09 HaiPress

Painel mostra os números do Nikkei Stock Average,na Bolsa de Valores de Tóquio,em 9 de abril de 2025 — Foto: Kazuhiro NOGI / AFP

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 09/04/2025 - 02:13

Tensões Comerciais: Bolsas Asiáticas Caem com Tarifas dos EUA

As bolsas asiáticas caíram após a entrada em vigor das novas tarifas dos EUA,reacendendo temores de uma guerra comercial. O índice Nikkei caiu 4,86%,enquanto o yuan chinês foi desvalorizado para impulsionar exportações. Trump impôs tarifas de até 104% sobre produtos chineses,e a China prometeu retaliar. As tensões entre as maiores economias do mundo criam incertezas nos mercados globais.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

As bolsas asiáticas reagiram,em sua maioria,com fortes quedas à entrada em vigor das novas tarifas dos Estados Unidos,que reacenderam os temores de uma guerra comercial ao imporem uma taxa superior a 100% sobre produtos chineses.

Tarifaço de Trump: China diz que vai 'revidar até o fim' e contra-ataca com arma cambialChina afrouxa controle sobre yuan para ampliar exportações,em meio a tarifaço de Trump

O índice Nikkei da Bolsa japonesa caiu 4,86% pouco depois da entrada em vigor das novas tarifas,enquanto sua moeda,o iene,valorizou-se 1,1% frente ao dólar americano.

Em Taiwan,o índice Taiex perdeu 5,8% no pregão da tarde,e a Bolsa de Hong Kong recuava 1,6%. A Bolsa de Xangai,por outro lado,registrava alta de 0,2%.

Os mercados mundiais entraram em turbulência desde que o presidente dos Estados Unidos,Donald Trump,anunciou na semana passada uma onda de tarifas sobre exportações de quase todos os países.

Trump havia inicialmente anunciado tarifas adicionais de 34% sobre bens chineses. Pequim afirmou que retaliaria com tarifas de 34% sobre as importações dos Estados Unidos,ao que Trump respondeu com mais 50% de sobretaxas,elevando a taxa sobre importações chinesas a 104%.

A troca de tarifas entre as duas maiores economias do mundo desencadeou temores de uma guerra comercial.

Tarifas em vigor

Carregamento de contêineres no porto de Keelung,em Taiwan — Foto: I-Hwa Cheng / AFP

As novas tarifas alfandegárias lançadas pelo presidente Trump,que entraram em vigor nesta quarta-feira,atingem quase 60 parceiros comerciais,com sobretaxas adicionais entre 11% e 50%,com exceção da China,cujos produtos agora pagam uma taxa de 104%.

Desde que voltou ao poder,Trump já havia imposto um acréscimo de 20% sobre produtos chineses,que deveria subir para 54% nesta quarta-feira com os 34% anunciados na semana passada — mas a tarifa foi elevada a 104% como "punição" à China por ter retaliado o tarifaço dos EUA,impondo também uma tarifa de 34% sobre produtos americanos.

Um porta-voz do Ministério do Comércio da China afirmou que "a ameaça dos Estados Unidos de aumentar as tarifas contra a China é um erro atrás do outro e expõe mais uma vez a natureza chantagista" de Washington.

Segundo o primeiro-ministro chinês,Li Qiang,o país tem "ferramentas" suficientes para "compensar" a turbulência econômica,de acordo com a agência Xinhua.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap