Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Rui Falcão desafia grupo de Lula e anuncia candidatura a presidente do PT

2025-04-09 HaiPress

O deputado Rui Falcão em 2016,quando ocupava a presidência do PT — Foto: Givaldo Barbosa

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 08/04/2025 - 22:17

Rui Falcão desafia Edinho Silva na disputa pela liderança do PT

O deputado Rui Falcão anunciou sua candidatura à presidência do PT,desafiando Edinho Silva,o favorito do Planalto e representante da corrente majoritária Construindo um Novo Brasil. Falcão busca unir a esquerda petista para repetir seu feito de 1993,quando derrotou o grupo de Lula. Ele defende o resgate das bandeiras históricas do partido,em contraste com Edinho,que propõe ampliar alianças. Falcão conta com apoio de figuras históricas como José Genoino e Olívio Dutra.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O deputado Rui Falcão anuncia nesta quarta-feira que será candidato à presidência do PT.

Quer repetir o próprio feito em 1993,quando uniu a esquerda petista e derrotou o grupo de Lula e José Dirceu.

Desta vez,ele enfrentará o ex-ministro Edinho Silva,da corrente majoritária Construindo um Novo Brasil.

Os dois atuaram na coordenação da campanha de Lula em 2022,mas têm visões bem diferentes sobre os papéis do partido e do governo.

Edinho costuma repetir que o PT não deve alimentar a polarização política,e sim ajudar o governo a ampliar suas alianças.

Falcão considera que o partido deve resgatar suas bandeiras históricas e resistir ao que chama de "rebaixamento ideológico".

Após comandar o PT no início dos anos 90,Falcão voltou a presidir a sigla entre 2011 e 2017,quando deu lugar a Gleisi Hoffmann. Jornalista,ele foi preso político na ditadura militar e hoje exerce o terceiro mandato federal.

Sua nova candidatura é apoiada por outros petistas históricos que se distanciaram da direção do partido,como José Genoino e Olívio Dutra.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Mais de um terço dos gols do Botafogo com Renato Paiva foram marcados por laterais

Aumento do tempo para pedir cidadania é ameaça para brasileiros em Portugal

Contra o Central Córdoba, Flamengo encara 'monstro' que ajudou a criar em jogo de vida ou morte na Libertadores

Como o filme 'Conclave' ajuda (ou não) a entender a escolha do novo Papa

Portinari, Niemeyer, Burle Marx: veja preciosidades do Palácio Gustavo Capanema, que reabre após dez anos fechado; veja fotos

'Trancados' na Capela Sistina, 133 cardeais de 71 países escolhem o novo Papa; veja regras do conclave

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap