Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

MPF abre investigação prévia sobre compra do Banco Master pelo BRB

2025-04-09 HaiPress

Banco Master é alvo de uma tentativa de aquisição do BRB — Foto: Júlia Aguiar/Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 08/04/2025 - 21:57

MPF Investiga Compra do Banco Master pelo BRB e Papel do Banco Central

O Ministério Público Federal (MPF) do Distrito Federal iniciou investigações sobre a compra do Banco Master pelo BRB,anunciada em março. As apurações se concentram no papel do Banco Central e possíveis crimes financeiros. A aquisição de 58% do Banco Master,estimada em R$ 2 bilhões,também está sob análise do Cade. BRB e Banco Master não comentaram as investigações em andamento.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O Ministério Público Federal (MPF) do Distrito Federal abriu ao menos duas análises preliminares para apurar a compra do Banco Master pelo BRB,operação anunciada no fim de março.

As apurações ocorrem em duas frentes: uma voltada a analisar a atuação do Banco Central (BC) e outra para apurar eventual crime contra o sistema financeiro nacional. Procurado,o BC disse que “não comenta processos perante órgãos de controle”.

O Banco Master não se manifestou. Já o BRB informa que está à disposição para prestar os esclarecimentos considerando,sempre,os melhores princípios de governança e prezando pela transparência.

Além do BC,o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) precisa analisar a operação.

A estimativa inicial do BRB é que o valor da compra de 58% do Master fique em torno de R$ 2 bilhões,embora esse número possa mudar por conta da análise do capital do banco privado.

A venda já estava sendo analisada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e o Tribunal de Contas do DF. Essa duas análises são focadas na atuação do BRB — já que o BRB é uma instituição pública de Brasília. Enquanto o MPF se debruça sobre o trabalho do BC.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap