Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Silvinei pede a Moraes para acompanhar o próprio julgamento no STF, como fez Bolsonaro

2025-04-09 HaiPress

Silvinei Vasques durante depoimento à CPI do 8 de Janeiro: na Papuda,ele vinha recebendo visitas de 17 senadores e estudando para exames da OAB — Foto: Cristiano Mariz/ 15-06-2023

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 08/04/2025 - 18:41

Ex-diretor da PRF pede ao STF presença em julgamento por golpe

Silvinei Vasques,ex-diretor da PRF,solicita ao STF permissão para acompanhar presencialmente seu julgamento por tentativa de golpe,marcado para 22 e 23 de abril. Ele busca autorização para deixar Santa Catarina,onde cumpre medidas restritivas. A defesa destaca a importância de sua presença para garantir ampla defesa. O caso será julgado pela Primeira Turma do STF,composta por cinco ministros,incluindo o relator Alexandre de Moraes.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques pediu autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para acompanhar de forma presencial o julgamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra ele por tentativa de golpe. A análise do chamado "núcleo 2" da trama golpista,em qual Silvinei foi incluído,está marcado para os próximos dias 22 e 23 de abril.

O pedido foi apresentado ao ministro Alexandre de Moraes. Silvinei integra o núcleo 2 e não pode deixar Santa Catarina,onde mora,e ir para Brasília por causa de medidas cautelares impostas pelo magistrado,como o uso de tornozeleira eletrônica,ao conceder a liberdade provisória.

"Considerando a relevância dos fatos imputados e a magnitude do julgamento que se avizinha,o comparecimento pessoal do requerente revela-se necessário para o pleno exercício de sua defesa,em consonância com os princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa",apontou a defesa.

Além de Vasques,fazem parte do núcleo 2 Filipe Martins (ex-assessor de assuntos internacionais de Bolsonaro); Marcelo Câmara (ex-assessor de Bolsonaro); Mário Fernandes (general do Exército); Marília de Alencar (ex-subsecretária de Segurança do Distrito Federal) e Fernando de Sousa Oliveira (ex-secretário-adjunto da Secretaria de Segurança do Distrito Federal).

A denúncia será julgada pela Primeira Turma do STF. O colegiado é composto pelo relator da denúncia,Alexandre de Moraes,e os ministros Flávio Dino,Cristiano Zanin,Cármen Lúcia e Luiz Fux. Pelo regimento interno da Corte,cabe às duas turmas do tribunal julgar ações penais. Como o relator faz parte da Primeira Turma,a acusação será julgada pelo colegiado.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

SOUEAST Establishes Saudi Subsidiary, Saudi Arabia ´s Largest Automotive Spare Parts Center

Global Times: Bessent's misjudgment of China’s economy overlooks its greater resilience against tariffs than the US

‘High tariffs need to stop’: US consumers hurt by hefty duties on ‘Made in China’ products

Mais de um terço dos gols do Botafogo com Renato Paiva foram marcados por laterais

Aumento do tempo para pedir cidadania é ameaça para brasileiros em Portugal

Contra o Central Córdoba, Flamengo encara 'monstro' que ajudou a criar em jogo de vida ou morte na Libertadores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap