Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Após decidir pela demissão, Juscelino diz que não quer criar constrangimento ao governo

2025-04-09 HaiPress

Presidente Lula e Juscelino Filho,ministro das Comunicações no Palácio do Planalto — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 08/04/2025 - 18:57

Ministro das Comunicações,Juscelino Filho,pede demissão após denúncia da PGR por desvio de emendas

O ministro das Comunicações,anunciou sua demissão nesta terça-feira para evitar constrangimentos ao governo após ter sido denunciado pela PGR por desvio de emendas parlamentares. Em reunião com Gleisi Hoffmann e lideranças do União Brasil,ele decidiu se afastar espontaneamente para focar em sua defesa. A PGR apresentou a denúncia ao STF,que ainda decidirá sobre o caso. Juscelino nega as acusações e confia na rejeição da denúncia.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR),o ministro das Comunicações,afirmou nesta terça-feira à ministra da Secretaria de Relações Institucionais,Gleisi Hoffmann,que deixaria o cargo para não criar constrangimento ao governo. O ministro também afirmou que irá se concentrar em sua defesa. O decisão pela demissão foi revelada pelo colunista Lauro Jardim.

Em reunião,Juscelino também pontuou que pediria afastamento para não comprometer o trabalho à frente do ministério. Segundo interlocutores,a decisão do ministro foi espontânea.

A posição de Juscelino foi comunicada a Gleisi em almoço na casa do presidente do União Brasil,Antônio Rueda. Também estavam o presidente do Senado,Davi Alcolumbre,e o líder do União Brasil na Câmara,Pedro Lucas. Juscelino deve entregar carta de demissão ainda nesta terça-feira.

O encontro já estava marcado para discutir a situação da legenda no governo no cenário de reforma ministerial. Ficou combinado que o partido vai indicar um outro nome para o lugar de Juscelino.

Nesta terça-feira,a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Juscelino Filho por suspeita de desvio de emendas parlamentares no período em que era deputado federal. A acusação foi apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF),que vai decidir se torna o ministro réu. Em nota,Juscelino afirmou que é inocente e que confia na Corte para rejeitar a denúncia.

É a primeira denúncia apresentada pela PGR contra um integrante do primeiro escalão da gestão Lula neste mandato. O relator do caso no STF é o ministro Flávio Dino,que foi colega de Juscelino na Esplanada quando ocupou a pasta da Justiça. A denúncia está sob sigilo.

Em junho do ano passado,Juscelino foi indiciado pela Polícia Federal pelos crimes de organização criminosa,lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Em declaração na época,Lula defendeu o direito de o auxiliar "provar que é inocente",mas disse que ele perderia o cargo caso as investigações avançassem.

— O que eu disse para ele: só você sabe a verdade. Se o procurador indiciar (denunciar),você sabe que tem que mudar de posição. Enquanto não houver indiciamento (denúncia),ele fica como ministro. Se houver indiciamento (denúncia),ele será afastado — afirmou o presidente duas semanas após a PF apresentar o relatório apontando os crimes de organização criminosa,lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap