Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Conab projeta safra recorde para este ano, o que deve fazer preços dos alimentos caírem

2025-04-09 IDOPRESS

Produção de arroz deve bater recorde este ano: 12,1 milhões de toneladas — Foto: Infoglobo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 09/04/2025 - 01:24

Safra Recorde em 2025: Conab Prevê 328,3 Milhões de Toneladas de Grãos

A Conab projeta uma safra recorde para 2025,com 328,3 milhões de toneladas de grãos,aumento de 10,3% em relação ao ano anterior. Destaque para o arroz,com previsão de 12,1 milhões de toneladas,aumento de 14,3%. A supersafra deve reduzir os preços dos alimentos,impactando positivamente a economia e a inflação. Produtores investem em tecnologia agrícola sustentável para aumentar a eficiência e rentabilidade.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O Brasil vai colher uma safra recorde em 2025,de acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os dados indicam que a produção de grãos deverá atingir 328,3 milhões de toneladas,um aumento de 10,3% em relação ao ano anterior. Esse crescimento,além de consolidar o país como um dos maiores produtores mundiais de alimentos,deve trazer perspectivas positivas para a economia,como a queda nos preços para a população.

Entre os destaques está a cultura do arroz,que terá a maior área plantada dos últimos sete anos. Segundo o presidente da Conab,Edegar Pretto,a previsão é de uma produção de 12,o que representa aumento de 14,3% em relação à safra anterior:

- A área plantada será de 1,7 milhão de hectares,um crescimento de 6,5%. A tendência é de queda nos preços pagos aos produtores. Isso permitirá que os preços dos alimentos se mantenham em um patamar acessível aos consumidores brasileiros.

Para o ministro da Fazenda,Fernando Haddad,o impacto da supersafra será sentido na economia,especialmente na inflação dos alimentos.

- Uma série de produtos que estão mais caros hoje terão seus preços reduzidos com a entrada da safra,que será muito expressiva. No ano passado não foi tão boa devido à seca em algumas regiões e à inundação no Rio Grande do Sul. Isso afetou a produção de arroz,e o milho ficou caro,impactando o preço do frango e do ovo. Agora,com um cenário mais favorável,esperamos uma estabilização desses preços - afirma Haddad.

Tecnologia a serviço do campo

Para que essa expansão ocorra de forma eficiente e sustentável,produtores brasileiros têm buscado alternativas para melhorar os resultados sem elevar os custos. Um dos fatores que contribuem para esse cenário é o uso de insumos agrícolas cada vez mais tecnológicos,que ajudam a fortalecer as lavouras e a tornar a produção mais eficiente.

Nesse contexto,empresas do setor têm investido no desenvolvimento de soluções que favorecem o crescimento saudável das plantas sem comprometer a viabilidade econômica dos produtores. Luiz Eugênio Pontes,diretor comercial da Fertsan,empresa cearense especializada em tecnologia agrícola,ressalta a importância desse avanço.

- As soluções baseadas em ingredientes naturais,como extratos de origem marinha,contribuem para plantas mais resistentes. E plantas mais saudáveis produzem mais,garantindo maior rentabilidade ao produtor e preços menores na mesa do brasileiro - analisa Pontes: - Além do mais,esse tipo de insumo não compromete o meio ambiente e impacta positivamente a microbiota do solo.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap