O deputado Rui Falcão em 2016,quando ocupava a presidência do PT — Foto: Givaldo Barbosa
GERADO EM: 08/04/2025 - 22:17
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
O deputado Rui Falcão anuncia nesta quarta-feira que será candidato à presidência do PT.
Quer repetir o próprio feito em 1993,quando uniu a esquerda petista e derrotou o grupo de Lula e José Dirceu.
Desta vez,ele enfrentará o ex-ministro Edinho Silva,da corrente majoritária Construindo um Novo Brasil.
Os dois atuaram na coordenação da campanha de Lula em 2022,mas têm visões bem diferentes sobre os papéis do partido e do governo.
Edinho costuma repetir que o PT não deve alimentar a polarização política,e sim ajudar o governo a ampliar suas alianças.
Falcão considera que o partido deve resgatar suas bandeiras históricas e resistir ao que chama de "rebaixamento ideológico".
Após comandar o PT no início dos anos 90,Falcão voltou a presidir a sigla entre 2011 e 2017,quando deu lugar a Gleisi Hoffmann. Jornalista,ele foi preso político na ditadura militar e hoje exerce o terceiro mandato federal.
Sua nova candidatura é apoiada por outros petistas históricos que se distanciaram da direção do partido,como José Genoino e Olívio Dutra.
Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.
© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa Contate-nos SiteMap